Física IRelação tempo-velocidade no lançamento oblíquo Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: Qui 14 Mar, 2019 05:19
Última visita: 19-03-24
Mai 2019 26 23:45

Relação tempo-velocidade no lançamento oblíquo

Mensagem não lida por legislacao »

Considerando que os corpos A e B, que possuem velocidades iniciais de 300m/s e 100m/s, respectivamente, sejam lançados a partir do solo segundo um angulo de 30 graus, eu fiz os seguintes cálculos em relação ao tempo total:

Calcula o tempo de subida:

Corpo A:
V=Vo-g.t
0 = 300.sen - 10.t
10.t = 300.0,5
t = 15 segundos, ou seja, tempo total do corpo A é 30 segundos


Corpo B:
V=Vo-g.t
0 = 100.sen - 10.t
10.t = 100.0,5
t = 5 segundos, ou seja, tempo total do corpo B é 10 segundos

Minha dúvida: Eu não entendo como o corpo com maior velocidade acaba demorando mais a chegar até o solo. Quero dizer, eu imaginava que o corpo com maior velocidade demoraria menos para chegar até o solo, ou seja, teria um tempo menor. Por outro lado, lembrando do lançamento horizontal, eu pensei que uma velocidade inicial maior também implicaria em um alcance maior, então, como o corpo com maior velocidade tem mais distância horizontal para percorrer, ele passa mais tempo no ar.

Qual parte do raciocínio estou errando?




Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2019 27 00:04

Re: Relação tempo-velocidade no lançamento oblíquo

Mensagem não lida por Planck »

legislacao escreveu:
Dom 26 Mai, 2019 23:45
Por outro lado, lembrando do lançamento horizontal, eu pensei que uma velocidade inicial maior também implicaria em um alcance maior, então, como o corpo com maior velocidade tem mais distância horizontal para percorrer, ele passa mais tempo no ar.
É essa ideia também. Com uma velocidade inicial maior, o corpo vai atingir uma altura máxima maior e demorar mais tempo para ser freado pela gravidade e, após isso, iniciar o movimento de descida.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: Qui 14 Mar, 2019 05:19
Última visita: 19-03-24
Mai 2019 27 00:13

Re: Relação tempo-velocidade no lançamento oblíquo

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu:
Seg 27 Mai, 2019 00:04
legislacao escreveu:
Dom 26 Mai, 2019 23:45
Por outro lado, lembrando do lançamento horizontal, eu pensei que uma velocidade inicial maior também implicaria em um alcance maior, então, como o corpo com maior velocidade tem mais distância horizontal para percorrer, ele passa mais tempo no ar.
É essa ideia também. Com uma velocidade inicial maior, o corpo vai atingir uma altura máxima maior e demorar mais tempo para ser freado pela gravidade e, após isso, iniciar o movimento de descida.
Muito obrigado pela resposta! Então aquela ideia do lançamento horizontal que diz que dois corpos que são lançados ao mesmo tempo da mesma altura chegam juntos ao solo, mesmo que um tenha velocidade maior que o outro, não vale pro lançamento oblíquo, certo?

Em relação ao que você disse, eu só não entendi porque o corpo que atinge uma altura máxima maior vai demorar mais tempo para ser freado. Quero dizer, o corpo não começa a ser freado pela gravidade assim que sai do solo?



Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2019 27 00:17

Re: Relação tempo-velocidade no lançamento oblíquo

Mensagem não lida por Planck »

legislacao escreveu:
Seg 27 Mai, 2019 00:13
Muito obrigado pela resposta! Então aquela ideia do lançamento horizontal que diz que dois corpos que são lançados ao mesmo tempo da mesma altura chegam juntos ao solo, mesmo que um tenha velocidade maior que o outro, não vale pro lançamento oblíquo, certo?
Exatamente. No lançamento horizontal isso funciona porque a velocidade vertical inicial de ambos corpos é nula.
legislacao escreveu:
Seg 27 Mai, 2019 00:13
Em relação ao que você disse, eu só não entendi porque o corpo que atinge uma altura máxima maior vai demorar mais tempo para ser freado. Quero dizer, o corpo não começa a ser freado pela gravidade assim que sai do solo?
Sim, ele começa a ser freado ao sair do solo. Não expliquei muito bem, um corpo com velocidade inicial maior, irá demorar um [tex3]\Delta t[/tex3] maior até que [tex3]v_y = 0[/tex3] e assim atingir uma altura máxima.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: Qui 14 Mar, 2019 05:19
Última visita: 19-03-24
Mai 2019 27 00:21

Re: Relação tempo-velocidade no lançamento oblíquo

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu:
Seg 27 Mai, 2019 00:17
legislacao escreveu:
Seg 27 Mai, 2019 00:13
Muito obrigado pela resposta! Então aquela ideia do lançamento horizontal que diz que dois corpos que são lançados ao mesmo tempo da mesma altura chegam juntos ao solo, mesmo que um tenha velocidade maior que o outro, não vale pro lançamento oblíquo, certo?
Exatamente. No lançamento horizontal isso funciona porque a velocidade vertical inicial de ambos corpos é nula.
legislacao escreveu:
Seg 27 Mai, 2019 00:13
Em relação ao que você disse, eu só não entendi porque o corpo que atinge uma altura máxima maior vai demorar mais tempo para ser freado. Quero dizer, o corpo não começa a ser freado pela gravidade assim que sai do solo?
Sim, ele começa a ser freado ao sair do solo. Não expliquei muito bem, um corpo com velocidade inicial maior, irá demorar um [tex3]\Delta t[/tex3] maior até que [tex3]v_y = 0[/tex3] e assim atingir uma altura máxima.
Entendi, vou anotar no meu material. Agradeço muito a ajuda :)



Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2019 27 00:21

Re: Relação tempo-velocidade no lançamento oblíquo

Mensagem não lida por Planck »

legislacao escreveu:
Seg 27 Mai, 2019 00:21
Entendi, vou anotar no meu material. Agradeço muito a ajuda
Que isso, disponha!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”