Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física IRelação entre trabalho, velocidade, e distância Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 16 07:06

Relação entre trabalho, velocidade, e distância

Mensagem não lida por legislacao »

Pessoal, eu tenho as seguintes dúvidas envolvendo trabalho, velocidade e distância

1 - [tex3]\tau [/tex3] = F.d.cos, mas se a velocidade for constante -> D= V.t, logo
[tex3]\tau [/tex3] = F.V.t.cos

Assim, se observarmos dois carros de mesma massa durante 30 segundos, estaria correto dizer que o carro com maior velocidade irá executar um trabalho maior? Eu coloquei o tempo como 30 segundos só para deixar claro que a variação do tempo é igual, poderia ser qualquer número...

2 - [tex3]\tau [/tex3] = F.d.cos, mas se o movimento de um objeto for uniformemente variado e sua velocidade inicial é zero, estaria correta a relação abaixo?

S=So+Vo.t+a. [tex3]\frac{a.t^{2}}{2}[/tex3]
S-So = 0.t+a. [tex3]\frac{a.t^{2}}{2}[/tex3]
[tex3]\Delta S[/tex3] = a. [tex3]\frac{a.t^{2}}{2}[/tex3]

[tex3]\tau [/tex3] = F.d.cos
[tex3]\tau [/tex3] = F.[tex3]\frac{a.t^{2}}{2}[/tex3] .cos

3 - [tex3]\tau [/tex3] = F.d.cos, mas se o movimento for uniformemente variado, estaria certa a relação abaixo?

[tex3]V^{2} = Vo^{2}[/tex3] - 2.a.[tex3]\Delta S[/tex3]
[tex3]V^{2} - Vo^{2}[/tex3] = - 2.a.[tex3]\Delta S[/tex3]
[tex3]\Delta S = \frac{\Delta V^{2}}{-2.a}[/tex3]

[tex3]\tau [/tex3] = F.[tex3]\frac{\Delta V^{2}}{-2.a}[/tex3] .cos

Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Mai 2019 16 14:17

Re: Relação entre trabalho, velocidade, e distância

Mensagem não lida por Planck »

Olá legislacao,

No primeiro caso, não há trabalho. Isso acontece porque não há aceleração, como você disse, a velocidade é constante.

No segundo caso, não vejo erro algum ao fazer essa consideração, desde que a variação do espaço ocorra ao mesmo tempo que a força é aplicada.

No terceiro caso, há dois erros:

[tex3]V_f^2 - V_i^2 \neq \Delta V^2[/tex3]

E:

[tex3]V_f^2 = V_i^2 {\color{red}+} 2 \cdot a \cdot d[/tex3]

[tex3]d = \frac{V_f^2 - V_i^2}{2 \cdot a}[/tex3]

Portanto:

[tex3]\tau = F \cdot d \cdot \cos \theta[/tex3]

Considerando que a força e o deslocamento formam um ângulo de [tex3]0º[/tex3] :

[tex3]\tau = F \cdot d[/tex3]

[tex3]\tau = F \cdot \frac{V_f^2 - V_i^2}{2 \cdot a}[/tex3]

[tex3]\tau = m \cdot \cancel a \cdot \frac{V_f^2 - V_i^2}{2 \cdot \cancel a}[/tex3]

[tex3]\tau = m \cdot \frac{(V_f^2 - V_i^2)}{2}[/tex3]

[tex3]\boxed{\tau = \Delta E_c}[/tex3]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 17 17:29

Re: Relação entre trabalho, velocidade, e distância

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu: 16 Mai 2019, 14:17 Olá legislacao,

No primeiro caso, não há trabalho. Isso acontece porque não há aceleração, como você disse, a velocidade é constante.

No segundo caso, não vejo erro algum ao fazer essa consideração, desde que a variação do espaço ocorra ao mesmo tempo que a força é aplicada.

No terceiro caso, há dois erros:

[tex3]V_f^2 - V_i^2 \neq \Delta V^2[/tex3]

E:

[tex3]V_f^2 = V_i^2 {\color{red}+} 2 \cdot a \cdot d[/tex3]

[tex3]d = \frac{V_f^2 - V_i^2}{2 \cdot a}[/tex3]

Portanto:

[tex3]\tau = F \cdot d \cdot \cos \theta[/tex3]

Considerando que a força e o deslocamento formam um ângulo de [tex3]0º[/tex3] :

[tex3]\tau = F \cdot d[/tex3]

[tex3]\tau = F \cdot \frac{V_f^2 - V_i^2}{2 \cdot a}[/tex3]

[tex3]\tau = m \cdot \cancel a \cdot \frac{V_f^2 - V_i^2}{2 \cdot \cancel a}[/tex3]

[tex3]\tau = m \cdot \frac{(V_f^2 - V_i^2)}{2}[/tex3]

[tex3]\boxed{\tau = \Delta E_c}[/tex3]
Muito obrigado pela ajuda, o post me esclareceu tudo!

Sobre o primeiro caso, só pra confirmar se eu entendi, as duas explicações abaixo estariam corretas sobre o porque de não existir trabalho quando não há aceleração?

I - [tex3]\tau [/tex3] fr = ΔEc, porém se não há aceleração, a velocidade não varia e portanto ΔEc = 0, o que leva a [tex3]\tau [/tex3] =0
II - [tex3]\tau [/tex3] =f.d.cos, mas f é calculado por Fr=m.a e como a aceleração é zero, a força resultante é 0, logo t=0.d.cos, [tex3]\tau [/tex3] =0. Assim, quando não há aceleração, não há trabalho.
Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Mai 2019 17 22:51

Re: Relação entre trabalho, velocidade, e distância

Mensagem não lida por Planck »

legislacao escreveu: 17 Mai 2019, 17:29 Sobre o primeiro caso, só pra confirmar se eu entendi, as duas explicações abaixo estariam corretas sobre o porque de não existir trabalho quando não há aceleração?
Sim, as duas explicações estão corretas! Aliás, é ótimo ter formas diferentes de visualizar um fato.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 17 23:14

Re: Relação entre trabalho, velocidade, e distância

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu: 17 Mai 2019, 22:51
legislacao escreveu: 17 Mai 2019, 17:29 Sobre o primeiro caso, só pra confirmar se eu entendi, as duas explicações abaixo estariam corretas sobre o porque de não existir trabalho quando não há aceleração?
Sim, as duas explicações estão corretas! Aliás, é ótimo ter formas diferentes de visualizar um fato.
Ok, muito obrigado! Olhando o material que eu tenho anotado, eu lembrei da seguinte relação que eu vi na resolução de uma questão que envolvia o trabalho da força peso num plano inclinado em 30 graus com velocidade constante:

[tex3]\tau [/tex3] = m.g.h, mas sen 30=co/h, 0,5.h = d, h=[tex3]\frac{d}{2}[/tex3]
[tex3]\tau [/tex3] = m.g.[tex3]\frac{d}{2}[/tex3] , mas V=d/t, d=v.t
[tex3]\tau [/tex3] = m.g.[tex3]\frac{v.t}{2}[/tex3]

Nesse caso mesmo não tendo variação da velocidade houve trabalho, como funciona isso?
Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Mai 2019 17 23:15

Re: Relação entre trabalho, velocidade, e distância

Mensagem não lida por Planck »

legislacao escreveu: 17 Mai 2019, 23:14
Planck escreveu: 17 Mai 2019, 22:51
legislacao escreveu: 17 Mai 2019, 17:29 Sobre o primeiro caso, só pra confirmar se eu entendi, as duas explicações abaixo estariam corretas sobre o porque de não existir trabalho quando não há aceleração?
Sim, as duas explicações estão corretas! Aliás, é ótimo ter formas diferentes de visualizar um fato.
Ok, muito obrigado! Olhando o material que eu tenho anotado, eu lembrei da seguinte relação que eu vi na resolução de uma questão que envolvia o trabalho da força peso num plano inclinado em 30 graus com velocidade constante:

[tex3]\tau [/tex3] = m.g.h, mas sen 30=co/h, 0,5.h = d, h=[tex3]\frac{d}{2}[/tex3]
[tex3]\tau [/tex3] = m.g.[tex3]\frac{d}{2}[/tex3] , mas V=d/t, d=v.t
[tex3]\tau [/tex3] = m.g.[tex3]\frac{v.t}{2}[/tex3]

Nesse caso mesmo não tendo variação da velocidade houve trabalho, como funciona isso?
Foi calculado o trabalho realizado pela Força Peso, pelo que entendi. :mrgreen:
Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 17 23:21

Re: Relação entre trabalho, velocidade, e distância

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu: 17 Mai 2019, 23:15
legislacao escreveu: 17 Mai 2019, 23:14
Planck escreveu: 17 Mai 2019, 22:51
legislacao escreveu: 17 Mai 2019, 17:29 Sobre o primeiro caso, só pra confirmar se eu entendi, as duas explicações abaixo estariam corretas sobre o porque de não existir trabalho quando não há aceleração?
Sim, as duas explicações estão corretas! Aliás, é ótimo ter formas diferentes de visualizar um fato.
Ok, muito obrigado! Olhando o material que eu tenho anotado, eu lembrei da seguinte relação que eu vi na resolução de uma questão que envolvia o trabalho da força peso num plano inclinado em 30 graus com velocidade constante:

[tex3]\tau [/tex3] = m.g.h, mas sen 30=co/h, 0,5.h = d, h=[tex3]\frac{d}{2}[/tex3]
[tex3]\tau [/tex3] = m.g.[tex3]\frac{d}{2}[/tex3] , mas V=d/t, d=v.t
[tex3]\tau [/tex3] = m.g.[tex3]\frac{v.t}{2}[/tex3]

Nesse caso mesmo não tendo variação da velocidade houve trabalho, como funciona isso?
Foi calculado o trabalho realizado pela Força Peso, pelo que entendi. :mrgreen:
Você disse o seguinte "No primeiro caso, não há trabalho. Isso acontece porque não há aceleração, como você disse, a velocidade é constante"

Porém nesse caso não há aceleração e mesmo assim há trabalho, não entendi essa parte. Na força peso a aceleração seria a gravidade?
Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Mai 2019 17 23:24

Re: Relação entre trabalho, velocidade, e distância

Mensagem não lida por Planck »

legislacao escreveu: 17 Mai 2019, 23:21 Porém nesse caso não há aceleração e mesmo assim há trabalho, não entendi essa parte. Na força peso a aceleração seria a gravidade?
Exatamente! Quando há uma inclinação, mesmo a velocidade sendo constante, há ainda o trabalho realizado pela Força Peso. Se fosse plano, a Força Peso não realizaria trabalho, porque não houve variação da altura.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 17 23:38

Re: Relação entre trabalho, velocidade, e distância

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu: 17 Mai 2019, 23:24
legislacao escreveu: 17 Mai 2019, 23:21 Porém nesse caso não há aceleração e mesmo assim há trabalho, não entendi essa parte. Na força peso a aceleração seria a gravidade?
Exatamente! Quando há uma inclinação, mesmo a velocidade sendo constante, há ainda o trabalho realizado pela Força Peso. Se fosse plano, a Força Peso não realizaria trabalho, porque não houve variação da altura.
Essa me confundiu :lol:

Como [tex3]\tau [/tex3] = m.g [tex3]\frac{v.t}{2}[/tex3] se aquela minha primeira pergunta lá do primeiro post fosse no plano inclinado ela estaria certa? Ou seja, se fosse assim:

Imaginando que dois carros de mesma massa sobem o mesmo plano inclinado no mesmo intervalo de tempo, estaria correto dizer que o carro com maior velocidade irá executar um trabalho maior?

Outra coisa, pra ver se eu entendi, na força peso na verdade há sim aceleração, mas não a aceleração "comum", mas sim a aceleração da gravidade, e por isso há trabalho? E sobre o trabalho da força elástica, nela não há aceleração e mesmo assim há trabalho, como funciona isso? Desculpa pelas infinitas perguntas :lol:
Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 17 23:39

Re: Relação entre trabalho, velocidade, e distância

Mensagem não lida por legislacao »

legislacao escreveu: 17 Mai 2019, 23:38
Planck escreveu: 17 Mai 2019, 23:24
legislacao escreveu: 17 Mai 2019, 23:21 Porém nesse caso não há aceleração e mesmo assim há trabalho, não entendi essa parte. Na força peso a aceleração seria a gravidade?
Exatamente! Quando há uma inclinação, mesmo a velocidade sendo constante, há ainda o trabalho realizado pela Força Peso. Se fosse plano, a Força Peso não realizaria trabalho, porque não houve variação da altura.
Essa me confundiu :lol:

Como [tex3]\tau [/tex3] = m.g [tex3]\frac{v.t}{2}[/tex3] , se aquela minha primeira pergunta lá do primeiro post fosse no plano inclinado ela estaria certa? Ou seja, se fosse assim:

Imaginando que dois carros de mesma massa sobem o mesmo plano inclinado no mesmo intervalo de tempo, estaria correto dizer que o carro com maior velocidade irá executar um trabalho maior?

Outra coisa, pra ver se eu entendi, na força peso na verdade há sim aceleração, mas não a aceleração "comum", mas sim a aceleração da gravidade, e por isso há trabalho? E sobre o trabalho da força elástica, nela não há aceleração e mesmo assim há trabalho, como funciona isso? Desculpa pelas infinitas perguntas :lol:

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física I”