Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física IDinâmica - Quantidade Movimento - Arco de Circunferência Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
ismaelmat
Imperial
Mensagens: 531
Registrado em: 11 Jul 2016, 11:04
Última visita: 14-04-24
Agradeceu: 312 vezes
Agradeceram: 37 vezes
Mai 2019 12 09:30

Dinâmica - Quantidade Movimento - Arco de Circunferência

Mensagem não lida por ismaelmat »

12.261 - Uma partícula P de massa m = 2kg percorre, em movimento uniforme, um arco de circunferência de raio R = 2,0m, sob ação de uma única força de módulo F = 1,0N. Determine:

a)o módulo da velocidade de P;

Gabarito :
Resposta

V = 1m/s
b) a variação do módulo da quantidade de movimento entre as posições A e B;

Gabarito :
Resposta

Q = 2kg.m/s
Anexos
circunferência.png
circunferência.png (13.83 KiB) Exibido 1260 vezes

Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Mai 2019 12 10:36

Re: Dinâmica - Quantidade Movimento - Arco de Circunferência

Mensagem não lida por MateusQqMD »

[tex3]\text{a)} \,\, [/tex3] A resultante centrípeta nesse movimento circular é a força [tex3]\vec{\text{F}}.[/tex3] Então:

[tex3]\text{R}_{\text{ct}} = \frac{ \text{m} \cdot \text{v}^2 }{ \text{r} } \,\,\,\, \Rightarrow \,\,\, \text{F} = \frac{ \text{m} \cdot \text{v}^2 }{ \text{r} } \,\,\,\, \Rightarrow \,\,\, 1 = \frac{ 2 \cdot \text{v}^2 }{ 2 } \,\,\,\, \therefore \,\,\,\, \boxed{\text{v} = 1 \, \text{m/s}}[/tex3]

[tex3]\text{b)} \,\, [/tex3] O triângulo abaixo é equilátero, pois o módulo da velocidade não muda ao longo do movimento; logo:

[tex3]|\Delta\vec{ \text{v}}| = |\vec{ \text{V}_{\text{A} } }| = |\vec{ \text{V}_{\text{B} } }| = 1 \, \text{m/s}[/tex3]

Daí,

[tex3]|\Delta \vec {\text{Q} }| = \text{m} \cdot |\Delta\vec{ \text{v}}| \,\,\,\, \Rightarrow \,\,\,\, |\Delta \vec {\text{Q} }| = 2 \cdot 1 \,\,\,\, \therefore \,\,\,\, \boxed{|\Delta \vec {\text{Q} }| = 2 \, \text{kg}\cdot\text{m/s}}[/tex3]


Dinâmica - Quantidade Movimento - Arco de Circunferência.png
Dinâmica - Quantidade Movimento - Arco de Circunferência.png (19.69 KiB) Exibido 1257 vezes

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física I”