Física IDinâmica - Quantidade de Movimento - Variação da Quantidade de Movimento Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
ismaelmat
Imperial
Mensagens: 531
Registrado em: Seg 11 Jul, 2016 11:04
Última visita: 29-01-24
Mai 2019 12 08:49

Dinâmica - Quantidade de Movimento - Variação da Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por ismaelmat »

4.259- Uma bola de tênis é lançada perpendicularmente contra uma parede e volta com velocidade de mesmo módulo, 12m/s. Sabendo que a bola possui massa m = 0,20kg, determine a variação da quantidade de movimento sofrida por ela.

Gabarito :
Resposta

4,8kg.m/s
Então galera, eu até consegui resolver a questão mas eu não entendi o movimento que estava acontecendo por favor se alguém poder desenhar ou me explicar o movimento da bola agradeceria muito :D




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 12 11:23

Re: Dinâmica - Quantidade de Movimento - Variação da Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por MateusQqMD »

E aí, Ismael.

Adotando-se um sentido positivo para a trajetória, o contrário será negativo. Assim, temos:

[tex3]\mathrm{\Delta \vec{ \text{Q} } =\vec{ \text{Q}}_{\text{f}} - \vec{\text{Q}}_{\text{i }} \,\,\,\, \Rightarrow \,\,\,\, \Delta \vec{\text{Q}} = \text{m} \cdot \( -\vec{\text{v}} \) - \text{m} \cdot \vec{\text{v}} \\ ⠀ \\ \Delta \vec{ \text{Q} } = - 2 \cdot 0,2 \cdot 12 \,\,\,\, \therefore \,\,\,\, \Delta \vec {\text{Q} } = -4,8 \, \text{kg}\cdot\text{m/s}.}[/tex3]

Acredito que o gabarito esteja com falha, pois essa variação, na verdade, será negativa, ou então o mais adequado seria o pedido em módulo.

Dinâmica - Quantidade de Movimento - Variação da Quantidade de Movimento.png
Dinâmica - Quantidade de Movimento - Variação da Quantidade de Movimento.png (9.83 KiB) Exibido 2097 vezes

Última edição: MateusQqMD (Qua 01 Jul, 2020 11:24). Total de 2 vezes.
Razão: arrumar diagramação.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Autor do Tópico
ismaelmat
Imperial
Mensagens: 531
Registrado em: Seg 11 Jul, 2016 11:04
Última visita: 29-01-24
Mai 2019 12 16:22

Re: Dinâmica - Quantidade de Movimento - Variação da Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por ismaelmat »

Acho que deveria ser em módulo sim, é uma questão autoral então é bem provável que seja erro!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”