Uma academia de musculação instalou um sistema que converte parte da energia mecânica transferida pelos alunos aos aparelhos em energia térmica. Esta nova fonte de energia contribui com o sistema elétrico de aquecimento da água utilizada nos chuveiros, resultando em economia. Antes da instalação do sistema, para aquecer a água utilizada em um dia, era necessário utilizar 20 kWh de energia; mas agora, com o novo sistema, estima-se que, por dia, os alunos da academia transferem em média uma energia total de 6 MJ ao sistema. Sabendo-se que a eficiência de conversão do sistema é de 60%, assinale a alternativa que mostra a porcentagem de economia diária de energia elétrica desta academia.
A) 1 B) 5 C) 8 D) 18 E) 40
Resposta letra. B
Física I ⇒ Trabalho e energia!
Moderador: [ Moderadores TTB ]
Mai 2019
01
19:39
Re: Trabalho e energia!
Olá Willrf,
Inicialmente, precisamos calcular quanto da energia foi convertida:
[tex3]60 \% \cdot 6 \cdot 10^6 =\frac{60}{100} \cdot 6 \cdot 10^6[/tex3]
[tex3]360 \cdot 10^4 J \Leftrightarrow 3,6 \cdot 10^{6}J[/tex3]
A energia gasta diariamente é dada por:
[tex3]20 \cdot 10^3[ W \cdot h][/tex3]
Ou:
[tex3]20 \cdot 10^3 \cdot 3600[J][/tex3]
[tex3]72 \cdot 10^6J[/tex3]
A economia será dada por:
[tex3]1-\frac{72 \cdot 10^{6}-3,6 \cdot 10^6}{72 \cdot 10^6}=[/tex3]
[tex3]1-0,95[/tex3]
Portanto:
[tex3]0,05[/tex3]
Ou:
[tex3]{\color{forestgreen}\boxed{5\%}}[/tex3]
Inicialmente, precisamos calcular quanto da energia foi convertida:
[tex3]60 \% \cdot 6 \cdot 10^6 =\frac{60}{100} \cdot 6 \cdot 10^6[/tex3]
[tex3]360 \cdot 10^4 J \Leftrightarrow 3,6 \cdot 10^{6}J[/tex3]
A energia gasta diariamente é dada por:
[tex3]20 \cdot 10^3[ W \cdot h][/tex3]
Ou:
[tex3]20 \cdot 10^3 \cdot 3600[J][/tex3]
[tex3]72 \cdot 10^6J[/tex3]
A economia será dada por:
[tex3]1-\frac{72 \cdot 10^{6}-3,6 \cdot 10^6}{72 \cdot 10^6}=[/tex3]
[tex3]1-0,95[/tex3]
Portanto:
[tex3]0,05[/tex3]
Ou:
[tex3]{\color{forestgreen}\boxed{5\%}}[/tex3]
Última edição: Planck (Qua 01 Mai, 2019 19:40). Total de 1 vez.
Mai 2019
04
19:29
Re: Trabalho e energia!
Como ele pediu a porcentagem, podemos fazer:
[tex3]100\% - \left (\frac{\text{O que passou a ser gasto}}{\text{O que era gasto}} \right)\%[/tex3]
Ou:
[tex3]1 - \left (\frac{\text{O que passou a ser gasto}}{\text{O que era gasto}} \right)[/tex3]
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Mai 2019
18
19:02
Re: Trabalho e energia!
Boa noite Planck,
Duas dúvidas: Não seria uma incoerência do elaborador da questão, afirmar que "os alunos da academia transferem em média uma energia total de 6 MJ" mas, ao mesmo tempo, essa afirmação não é válida, já que tem que ser retirado 40% desse valor?
E sobre a porcentagem, também pode-se fazê-la por meio da regra de três, certo?
Duas dúvidas: Não seria uma incoerência do elaborador da questão, afirmar que "os alunos da academia transferem em média uma energia total de 6 MJ" mas, ao mesmo tempo, essa afirmação não é válida, já que tem que ser retirado 40% desse valor?
E sobre a porcentagem, também pode-se fazê-la por meio da regra de três, certo?
Mai 2019
19
00:23
Re: Trabalho e energia!
Como ele usou o termo energia total e depois mencionou que:eumarccoss escreveu: ↑Sáb 18 Mai, 2019 19:02Duas dúvidas: Não seria uma incoerência do elaborador da questão, afirmar que "os alunos da academia transferem em média uma energia total de 6 MJ" mas, ao mesmo tempo, essa afirmação não é válida, já que tem que ser retirado 40% desse valor?
Desse modo, acredito que está correto. Poderia haver incoerência se fosse mencionado apenas s alunos da academia transferem em média uma energia de 6 MJ. Note que removi o termo "total". Nesse contexto, ficaríamos em dúvida entre energia total ou energia útil.
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