Física IPressão Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
hocs
Pleno
Mensagens: 87
Registrado em: Sex 29 Mar, 2019 17:24
Última visita: 16-02-24
Abr 2019 17 09:35

Pressão

Mensagem não lida por hocs »

PUC - PR 2012- Uma mulher, usando um sapato de salto alto como o mostrado na figura ao lado, caminha pela calçada de um parque. A área de contato do salto com o chão (A) é 300 vezes menor que a área de apoio da planta do pé (B).

Dado esse contexto, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:
Resposta

e)Quando ela apoia o salto no chão, a força exercida em A é maior do que a força que seria exercida caso ela estivesse apoiada sobre B.
a) Supondo que, quando a mulher para apoiada sobre os dois pés, seu peso está distribuído igualmente sobre A e B. Pode-se afirmar que a pressão exercida é igual tanto por A quanto por B .

b) Se a área de contato do salto com o chão (A) aumentar, a pressão exercida por A sobre o chão deve diminuir.

c) Se a área de contato da planta do pé (B) aumentar, a pressão exercida por ela sobre o chão também aumenta.

d) No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de pressão é a atmosfera. Um motociclista dirige uma motocicleta ao longo de uma estrada reta como mostrado no diagrama velocidade x tempo.

e)Quando ela apoia o salto no chão, a força exercida em A é maior do que a força que seria exercida caso ela estivesse apoiada sobre B.

A letra B diz que se aumentar a área de contato a pressão deve diminuir, não seria essa a alternativa correta? Visto que a área é inversamente proporcional a pressão?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 17 09:57

Re: Pressão

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, hocs. A alternativa correta realmente é a b). O item e), na verdade, estaria correto se ele estivesse falando de pressão. A força exercida em A é a mesma força exercida em B (peso), o que muda é a pressão por causa da área de contato entre as duas situações.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”