Física ILançamento Oblíquo Comparação de Tempo de Queda. Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
ismaelmat
Imperial
Mensagens: 531
Registrado em: Seg 11 Jul, 2016 11:04
Última visita: 14-04-24
Mar 2019 22 14:40

Lançamento Oblíquo Comparação de Tempo de Queda.

Mensagem não lida por ismaelmat »

59.237 - (Fesp-SP) Três Particulas iniciam, a partir da mesma altura h acima do solo, seus movimentos em queda livre. A velocidade inicial da partícula 1 é nula e as velocidades iniciais das outras partículas V02 e V03, estão indicadas na figura ao lado.

Qual a ordem de chegada ao solo?

a) 1,2 e 3

b) 1 e 2 juntas e a seguir 3

c)3,2 e 1

d)3 e a seguir 1 e 2 juntas.

e) as três chegas juntas
Resposta

Gabarito: b
Então pessoal eu acho que o gabarito é A, uma vez que a bola 1 cai em (queda livre) ou seja a linha que é a menor distância em seguida a bola dois que vai ter uma trajetória parabólica(Lançamento Horizontal) e a bola três que a sua trajetória também é um arco de parâbola mas com uma abertura maior(Lançamento Oblíquo)! onde eu estou errando ou o gabarito está errado?
Anexos
bolas.png
bolas.png (16.5 KiB) Exibido 874 vezes




Avatar do usuário
Gwynbleidd
sênior
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb 27 Out, 2018 09:15
Última visita: 16-03-20
Mar 2019 22 15:01

Re: Lançamento Oblíquo Comparação de Tempo de Queda.

Mensagem não lida por Gwynbleidd »

Pelo princípio da independência dos movimentos, a chegada da bola 1 e 2 será ao mesmo tempo, pois a velocidade horizontal da bola 2 não interfere no movimento vertical.

Pensando somente no movimento vertical, adotando positivo para cima e negativo para baixo:

v1 = 0
v2 = 0
v3 = +vo3.(seno do ângulo de inclinação em relação ao solo)

Já sabemos que 1 e 2 caem ao mesmo tempo, restando somente as alternativas b e d:

Como a vo3 é para cima, a aceleração da gravidade ainda deverá atuar na bola 3 por um certo tempo, até que essa mude o sentido de sua trajetória. Assim, a bola 1 e a bola 2 chegarão ao mesmo tempo, porém antes da bola 3. Alternativa b



“Evil is evil. Lesser, greater, middling… makes no difference. The degree is arbitrary. The definition’s blurred. If I’m to choose between one evil and another, I’d rather not choose at all."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”