Ao se projetar uma rodovia e seu sistema de sinalização, é preciso considerar variáveis que podem interferir na distância mínima necessária para um veículo parar, por exemplo. Considere uma situação em que um carro trafega a uma velocidade constante por uma via plana e horizontal, com determinado coeficiente de atrito estático e dinâmico e que, a partir de um determinado ponto, aciona os freios, desacelerando uniformemente até parar, sem que,para isso,tenha havido deslizamento dos pneus do veículo. Desconsidere as perdas pelas resistência do ar e o atrito entre os componentes mecânicos do veículo. A respeito da distância mínima de frenagem, nas situações descritas, são feitas as seguintes afirmações:
I.Ela aumenta proporcionalmente à massa do carro.
II.Ela é inversamente proporcional ao coeficiente de atrito estático.
III.Ela não se relaciona com a aceleração da gravidade local.
IV.Ela é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade inicial do carro.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
A)I e II
B)II e IV
C)III e IV
D)I e III
Se alguém poder botar equações para exemplificar, agradeço.
Física I ⇒ (UFU) Cinemática Tópico resolvido
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Mar 2019
14
14:30
Re: (UFU) Cinemática
Desenhado o bloco, vamos à questão
A resultante na horizontal é [tex3]F_{at}[/tex3]
[tex3]F_r=F_{at}[/tex3]
[tex3]ma=\mu N[/tex3]
[tex3]N=P[/tex3]
[tex3]ma=\mu mg[/tex3]
[tex3]a=\mu g[/tex3]
A distância que o bloco percorre até parar
[tex3]0^2=V^2_0-2a\Delta S[/tex3]
[tex3]\Delta S=\frac{V^2_0}{2a}[/tex3]
[tex3]\Delta S=\frac{V^2_0}{2\mu g}[/tex3]
Tire suas conclusões
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