Página 1 de 1

Energia Potencial Elástica

Enviado: Seg 11 Fev, 2019 21:33
por estudante9
Um anel de massa 0,80 kg está ligado à uma mola e desliza sem atrito ao longo de uma guia circular,situada num plano vertical. A constante elástica da mola é de 40 N/m. Abandonando-se o anel em repouso na posição A, determine sua velocidade ao passar pelo ponto B. Sabe-se que o comprimento da mola, quando não deformada, é de 0,40 m. Considere g = 10 m/s².
imagem1.PNG
imagem1.PNG (73.58 KiB) Exibido 119 vezes
Resposta

2 m/s
imagem.png
imagem.png (30.35 KiB) Exibido 119 vezes
Como a resposta final é 2 m/s, temos na posição B um sistema de forças como na figura acima, sendo [tex3]Fel-P+N=Fresultante=Fcentrípeta \\ Fel-P+N=\frac{mv^2}{R} \\ N=+4 N[/tex3]

A resolução eu já sei, o que não entendi é como esse anel está pressionando a guia circular para cima e a força normal que age sobre o anel é para cima e não para baixo, pois se o anel pressiona a guia para cima, a guia deveria exercer força normal para baixo, enquanto que a força normal exercida sobre a guia pelo anel é para cima. O que acham?

Re: Energia Potencial Elástica

Enviado: Ter 12 Fev, 2019 01:52
por sousóeu
você não sabe previamente o sentido exato da normal, pra isso você precisa saber quanto vale a força elástica. Se você assumisse que a normal estivesse para baixo, você encontraria uma resposta final negativa.