Física I(FMP 2018) Pêndulo Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
HenriqueMK
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: Qua 06 Set, 2017 09:09
Última visita: 20-04-20
Localização: Rio Grande do Sul
Ago 2018 09 20:14

(FMP 2018) Pêndulo

Mensagem não lida por HenriqueMK »

Um pequeno objeto de massa m é pendurado por um fio ao teto, e é largado do repouso na posição 1, como mostra a Figura 1, onde também são indicadas outras quatro posições pelas quais o objeto passa em seu movimento oscilatório. Na Figura 2, está indicado um conjunto de vetores em cada uma das posições. (Figuras em anexo)

A associação correta entre as grandezas físicas descritas e os vetores da Figura 2 nas posições mencionadas, quando o objeto é largado e está se deslocando da esquerda para a direita, em sua primeira oscilação, é:

(A) na posição 5, o vetor 𝑓 ⃗ representa a força resultante sobre o corpo, e a velocidade do corpo é nula.
(B) na posição 4, o vetor 𝑑 ⃗ representa a aceleração do corpo, e o vetor 𝑒 ⃗ representa sua velocidade.
(C) na posição 1, a velocidade e a aceleração do objeto são nulas.
(D) na posição 2, o vetor 𝑏 ⃗ ⃗ representa a velocidade, e o vetor 𝑎 ⃗ representa a aceleração do objeto no instante em que passa pelo ponto.
(E) na posição 3, a aceleração do objeto é nula, e sua velocidade é representada pelo vetor 𝑐 ⃗.
Resposta

Alternativa B
Off Topic
Sei que a opção B está correta, mas gostaria de saber por que a C está errada? Nos extremos a velocidade e a aceleração do objeto não são nulas?
Anexos
Figuras
Figuras
Screenshot - 09_08_2018 , 20_09_49.png (62.95 KiB) Exibido 5330 vezes




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Ago 2018 10 09:52

Re: (FMP 2018) Pêndulo

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá Henrique,
A velocidade é nula, mas a aceleração não, pois imagine: você está no ponto mais alto da oscilação e sua velocidade é nula. Para que você continue a oscilação, precisa de velocidade. Se sua velocidade vai variar de 0 para uma que te faça oscilar, você já tem uma aceleração associada a essa variação de velocidade.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Victoor
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Sex 01 Nov, 2019 18:46
Última visita: 20-11-19
Nov 2019 01 18:54

Re: (FMP 2018) Pêndulo

Mensagem não lida por Victoor »

Alguém poderia me explicar o porque da letra E estar errada?
Porque tipo, eu pensei que na posição 3 a força peso seria igual à tração, logo a força resultante é igual a 0 e a aceleração igual a 0 também.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”