Física ISatélite em Torno de um Planeta Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Shan
Avançado
Mensagens: 128
Registrado em: Seg 25 Jun, 2018 10:37
Última visita: 02-07-21
Jul 2018 24 09:35

Satélite em Torno de um Planeta

Mensagem não lida por Shan »

Em órbita estacionária em volta da Terra, um satélite tem um peso P devido à aceleração da gravidade terrestre.De acordo com o princípio de ação e reação de Newton,a reação ao peso P é uma força que:
a)atrai o satélite para o centro da trajetória.
b)equilibra o peso P.
c)o satélite não exerce sobre a Terra.
d)não deixa o satélite mudar de órbita.
e)Tem intensidade menor que o peso P.
Resposta

GABARITO:C
Pessoal,por um momento eu acreditei que seria letra A,já que os princípios de Newton é a Ação e a Reação.A Força centrípeta não seria uma reação?

Última edição: Brunoranery (Ter 24 Jul, 2018 10:20). Total de 1 vez.
Razão: colocar resposta no spoiler.



Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Jul 2018 24 10:58

Re: Satélite em Torno de um Planeta

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá Shan,
Não, a força centrípeta é a força resultante, que é igual à peso. Concorda comigo que é a força peso que faz com que o corpo seja atraído à terra? E essa é a definição da força centrípeta.

a) Errada, pois a força de reação à peso deveria atuar no sentido oposto a ela. Quem atrai o satélite ao centro da terra não é a reação da peso, mas a própria força peso.
b) Forças de ação e reação não se equilibram, senão a normal seria uma força de reação ao peso, mas não é.
c) O satélite não exerce sobre a terra uma força de reação ao peso, pois nem contato entre a terra e o satélite há para que isso ocorra. Fora que a massa do satélite em relação à terra é bem discrepante, sendo bem desprezível qualquer força exercida no satélite sobre a terra.
d) Quem não deixa é a peso.
e) A força de reação sempre é igual à força de ação.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”