Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física I(Peruano) Polias Tópico resolvido

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Autor do Tópico
Matgaldino
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Jul 2018 19 10:39

(Peruano) Polias

Mensagem não lida por Matgaldino »

Determine a diferença de aceleração para o bloco de 10kg, nas duas situações a seguir. [tex3](g=10m/s^{2})[/tex3]
C3A61045-A50C-499A-93BA-A2666B00AF90.jpeg
C3A61045-A50C-499A-93BA-A2666B00AF90.jpeg (124.5 KiB) Exibido 722 vezes
a) [tex3]10m/s^{2}[/tex3]
b) [tex3]15m/s^{2}[/tex3]
c) [tex3]6m/s^{2}[/tex3]
d) [tex3]2m/s^{2}[/tex3]
e) [tex3]8m/s^{2}[/tex3]

Por que o peso do bloco de 30 kg não é equivalente a força de 300N e consequentemente as acelerações dos casos 1 e 2 não são iguais?
Resposta

b

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joaopcarv
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Jul 2018 19 11:37

Re: (Peruano) Polias

Mensagem não lida por joaopcarv »

Primeira situação: Temos apenas a tração aplicada na corda (ideal) e o peso do bloco agindo sobre o mesmo...

Como [tex3]\mathsf{T \ (300 \ N) \ > \ P \ (100 \ N)}[/tex3] , o movimento é acelerado para cima, de forma que:

[tex3]\mathsf{F_r \ = \ T \ - \ P \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{10 \ \cdot \ a_1 \ = \ 300 \ - \ 100 \ \rightarrow \ \boxed{\boxed{\mathsf{a_1 \ = \ 20 \ \dfrac{m}{s^2}}}}}[/tex3]

Segunda situação: Temos um sistema de blocos sob a mesma tração na mesma corda ideal, cada qual com o seu respectivo peso...

Como a relação entre os pesos é [tex3]\mathsf{300 \ N \ > \ 100 \ N}[/tex3] , o bloco de [tex3]\mathsf{m \ = \ 10 \ kg}[/tex3] sobe acelerado enquanto que o de [tex3]\mathsf{m \ = \ 30 \ kg}[/tex3] desce acelerado... ambos com a mesma aceleração pois é a mesma corda;

[tex3]\mathsf{30 \ \cdot \ a_2 \ = \ 300 \ - \ T \ \rightarrow}[/tex3] Bloco de [tex3]\mathsf{m \ = \ 30 \ kg}[/tex3]

[tex3]\mathsf{10 \ \cdot \ a_2 \ = \ T \ - \ 100 \ \rightarrow}[/tex3] Bloco de [tex3]\mathsf{m \ = \ 10 \ kg}[/tex3]

Somando as relações, temos que:

[tex3]\mathsf{(30 \ + \ 10) \ \cdot \ a_2 \ = \ 300 \ - \ 100 \ \rightarrow \ \boxed{\boxed{\mathsf{a_2 \ = \ 5 \ \dfrac{m}{s^2}}}}}[/tex3]

Logo, [tex3]\mathsf{\cancelto{20 \ \frac{m}{s^2}}{a_1} \ - \ \cancelto{5 \ \frac{m}{s^2}}{a_2} \ = \ \boxed{\boxed{\mathsf{15 \ \dfrac{m}{s^2}}}}}[/tex3]


Ou seja, a tração "ideal" aplicada na primeira situação não equivale a um bloco de [tex3]\mathsf{30 \ kg}[/tex3] justamente pois este tem o seu peso influenciando no sistema.

That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP
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