Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física I(Puc-rio) - cinemática vetorial Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: 14 Out 2017, 11:58
Última visita: 10-05-19
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 90 vezes
Fev 2018 26 22:56

(Puc-rio) - cinemática vetorial

Mensagem não lida por Liss15 »

Pessoal, poderiam me ajudar e explicar essa questão?
(Puc-rio) Os ponteiros de hora e minuto de um relógio suíço têm, respectivamente, 1 cm e 2 cm. Supondo que cada ponteiro do relógio é um vetor que sai do centro do relógio e aponta na direção dos números na extremidade do relógio, determine o vetor resultante da soma dos dois vetores correspondentes aos ponteiros de hora e minuto quando o relógio marca 6 horas.

a) O vetor tem módulo 1 cm e aponta na direção do número 12 do relógio.
b) O vetor tem módulo 2 cm e aponta na direção do número 12 do relógio.
c) O vetor tem módulo 1 cm e aponta na direção do número 6 do relógio.
d) O vetor tem módulo 2 cm e aponta na direção do número 6 do relógio.
e) O vetor tem módulo 1,5 cm e aponta na direção do número 6 do relógio.
Resposta

A

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Deleted User 20142
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2018 26 23:09

Re: (Puc-rio) - cinemática vetorial

Mensagem não lida por Deleted User 20142 »

Screenshot_5.png
Screenshot_5.png (7.85 KiB) Exibido 11341 vezes
6 horas os ponteiros estariam nessa posição, como eles tem mesma direção e sentidos opostos, basta somá-los

[tex3]2+(-1)=1[/tex3] (note que para cima adotei o sinal (+) e para baixo o sinal (-) como o resultante teve sinal (+1) seu sentido será para cima)

Veja que a resultante será na direção vertical, sentido para cima e apontando para o número 12 do relógio.

Editado pela última vez por Deleted User 20142 em 26 Fev 2018, 23:16, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: 14 Out 2017, 11:58
Última visita: 10-05-19
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 90 vezes
Fev 2018 27 00:08

Re: (Puc-rio) - cinemática vetorial

Mensagem não lida por Liss15 »

juliooneto, eu não entendi muito bem essa parte "como eles tem mesma direção e sentidos opostos, basta somá-los."
Digo, não iria diminuir? Por terem sentidos opostos?
Editado pela última vez por Liss15 em 27 Fev 2018, 00:10, em um total de 1 vez.
"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Deleted User 20142
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2018 27 00:20

Re: (Puc-rio) - cinemática vetorial

Mensagem não lida por Deleted User 20142 »

Liss15 escreveu: 27 Fev 2018, 00:08 juliooneto, eu não entendi muito bem essa parte "como eles tem mesma direção e sentidos opostos, basta somá-los."
Isso é uma regra? Sempre?
Sim, de fato você irá diminuir, porém, olhe um exemplo de como você deve conduzir o raciocínio:

Imagina que você tem uma força [tex3]x_{1}=2 N[/tex3] na direção horizontal para direita, e também uma força [tex3]x_{2}=3N[/tex3] também na direção horizontal e para a direita. Qual será a força resultante?
Você soma elas e encontrará [tex3]2+3=5N[/tex3] e essa força resultante continua com sentido para direita pois as duas forças estavam indo para direita.

Mas vamos supor que agora a força [tex3]x_{2}=3N[/tex3] está na direção horizontal, porém apontada para esquerda, ou seja no sentido contrário. Você tem que calcular a diferença entre elas para descobrir qual prevaleceria("seria a mais forte"). no caso você teria uma força:

<-----[tex3]x_{2}[/tex3] --- e uma força ---[tex3]x_{1}[/tex3] ----->

Dai vamos adotar que [tex3]x_{1} [/tex3] que tem sentido para direta tem o sinal [+(direita)] e [tex3]x_{2}[/tex3] que tem sentido para esquerda no segundo caso tem o sinal [-(esquerda)]

Ou seja, adotamos (+) para direita e (-) para a esquerda (não existe uma regra, você pode adotar os sinais para o sentido que quiser)

Logo somando [tex3]x_{1} + x_{2} = +2+(-3)=-1[/tex3]

Daí teríamos uma força resultante com sentido horizontal para esquerda, pois adotamos o sinal (-) como esquerda.
Editado pela última vez por Deleted User 20142 em 27 Fev 2018, 00:35, em um total de 5 vezes.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: 14 Out 2017, 11:58
Última visita: 10-05-19
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 90 vezes
Fev 2018 27 00:24

Re: (Puc-rio) - cinemática vetorial

Mensagem não lida por Liss15 »

juliooneto, aaaaaaaaaah sim! Eu tava inclusive pensando na analogia das forças! Eu me confundi aqui KKKK
Muito obrigada pela resolução e detalhamento! :D :D
"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Deleted User 20142
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2018 27 00:25

Re: (Puc-rio) - cinemática vetorial

Mensagem não lida por Deleted User 20142 »

kkkkkkkk Show! Bons estudos!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física I”