Página 1 de 1

Uece 2016.2 - 1° Lei da termodinâmica

Enviado: Seg 26 Fev, 2018 22:06
por IGFX
O processo de expansão ou compressão de um gás em um curto intervalo de tempo pode representar um processo termodinâmico que se aproxima de um processo adiabático . Como exemplo, pode-se mencionar a expansão de gases de combustão em um cilindro de motor de automóvel em alta rotação. É correto afirmar que, em um processo adiabático no sistema,

a) a temperatura é constante e o trabalho realizado pelo sistema é nulo.
b) não há transferência de calor.
c) a pressão e o volume são constantes.
d) a energia interna é variável e a pressão é constante.
Resposta

item B

Re: Uece 2016.2 - 1° Lei da termodinâmica

Enviado: Seg 26 Fev, 2018 22:54
por Vonrondow
Dado um diagrama PV
Diagrama PV
Diagrama PV
341px-Adiabatic.svg.png (17.2 KiB) Exibido 4199 vezes


No processo adiabático, percebe-se que ocorre variação de volume, pressão e temperatura sem que haja troca de calor, esse processo ocorre quando a compressão ou a expansão ocorre bruscamente ou rapidamente (em curto intervalo de tempo). dada a 1ª lei da termodinamica, a variação da energia interna que depende unicamente da temperatura em gases ideais equivale ao contrário do trabalho realizado, [tex3]\Delta [/tex3] U=-W.

Ao contrário, no processo isotérmico a compressão ou expansão ocorre de forma lenta (maior intervalo de tempo e há troca de calor, porém como a variação de temperatura é nula, a variação da energia interna é nula, considerando o gás como ideal.