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Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

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Física ILançamento Obliquo e Colisão

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jorgelmf
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Lançamento Obliquo e Colisão

Mensagem não lida por jorgelmf »

Uma pedra é projetada de uma superfície horizontal. Ela atinge uma altura máxima H, colide em uma parede estacionária e cai na superfície horizontal verticalmente abaixo do ponto de máxima altura. Assuma que a colisão é elástica. Determine a altura h do ponto na parede em que a bola colide. Resp: h=(3/4)H

Gostaria de saber a resolução detalhada, principalmente quando a pedra colide e retorna ao ponto de altura máxima. Como que calculo esta distância: da parede ao ponto de altura maxima???
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Tassandro
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Mai 2020 20 10:20

Re: Lançamento Obliquo e Colisão

Mensagem não lida por Tassandro »

jorgelmf,
Como a colisão foi elástica, podemos afirmar que se distância entre a parede e o ponto em que a bola cai no chão é x, a distância do ponto de lançamento até a parede é 2x, por simetria.
Assim, temos que o tempo que leva para a bola cair da altura H até o solo é dado por [tex3]\sqrt\frac{2H}{g}[/tex3] , pois na altura máxima, [tex3]v_y=0[/tex3] .
Além disso, por Torricelli, a velocidade da bola ao colidir com o solo é [tex3]\sqrt{2Hg}[/tex3] , ao colidir com a parede, [tex3]\sqrt{2g(H-h)}[/tex3] .
Assim, podemos deduzir que o tempo que leva para a bola cair da altura h até o solo é dado por:
[tex3]t=\sqrt\frac{2}g(\sqrt H-\sqrt{H-h})[/tex3]
Como a distância horizontal que a bola percorreria até a colisão com o solo sem a colisão é igual ao dobro da distância horizontal que ela percorreu com a colisão e velocidade horizontal é constante, podemos fazer:
[tex3]2\sqrt\frac{2}{g}(\sqrt H-\sqrt{H-h})=\sqrt\frac{2H}{g}\implies\\
\sqrt H=2\sqrt{H-h}\implies\\
\boxed{h=\frac{3H}{4}}[/tex3]

Dias de luta, dias de glória.
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