Física IQuantidade de Movimento- Vetores Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Out 2017 20 12:18

Quantidade de Movimento- Vetores

Mensagem não lida por Liliana »

A Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-Positron Emission Tomography) representa um dos maiores avanços tecnológicos no diagnóstico por imagens. Nesses exames, são injetados radiofármacos no paciente. Este tipo de substância carrega radioisótopos emissores de pósitrons. A formulação do fármaco possibilita que este faça ligação química numa molécula específica, como a glicose, por exemplo. Assim, regiões ricas em glicose ficarão com alta concentração do radiofármaco. A formação da imagem PET se dá pela localização espacial de um acontecimento: quando um pósitron emitido colide com um elétron, ocorre a aniquilação de ambas as partículas, produzindo um par de fótons. Na aniquilação, os princípios de conservação da energia e da quantidade de movimento são obedecidos. A imagem produzida mapeia regiões com alta concentração de uma molécula específica.
Assuma que, na aniquilação elétron-pósitron, as velocidades das partículas tinham mesmo módulo e direção, com sentidos opostos.
A alternativa que melhor representa os vetores quantidade de movimento (QF) do par de fótons produzido pela aniquilação elétron-pósitron, é
q.JPG
q.JPG (14.89 KiB) Exibido 732 vezes
A resposta é a letra a).
Eu pensei que fosse a letra e) por causa dessa parte aqui oh: "as velocidades das partículas tinham mesmo módulo e direção, com sentidos opostos."
Adotando -> como positivo, e ∆ Q= Q1+Q2, então, como as velocidades são iguais, mas sem sentidos opostos, Q1+Q2 seria nulo.
Mas o gabarito mostra a a) como correta. O que eu fiz de errado?? E como diferenciar entre a a) e a e)??




Avatar do usuário
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 11-04-24
Out 2017 20 12:32

Re: Quantidade de Movimento- Vetores

Mensagem não lida por LucasPinafi »

como o vetor quantidade de movimento vai ser nulo se o fóton nunca pode ficar parado?
"as velocidades das partículas tinham mesmo módulo e direção, com sentidos opostos."
isso só indica que a quantidade de movimento inicial era nulo. A quantidade de movimento final também deve ser (já que, como dito no enunciado, a conservação da quantidade de movimento é obedecida). Como os fótons só podem se mover com a velocidade da luz eles devem se mover em sentidos mutuamente opostos, o que só indicado na letra a).



Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”