Um maratonista amador percorre numa corrida, com velocidade constante, 3 km para o leste, 4 km para
norte, 3 km para o oeste, 4 km para o sul, retornando ao ponto de partida, totalizando 14 km em 2 horas. Nos dois pontos de cronometragem, na metade do percurso e na chegada, quais seriam, respectivamente, sua velocidade média e sua velocidade escalar média?
Física I ⇒ ufrr vetores Tópico resolvido
Moderador: [ Moderadores TTB ]
Set 2017
02
17:38
Re: ufrr vetores
Na metade do percurso, considerando que o tempo de ida e de volta é o mesmo (1h):
Velocidade escalar média [tex3]v_1=\frac{7}{1}=7km/h[/tex3]
O deslocamento vetorial será a hipotenusa ''[tex3]\overrightarrow d[/tex3] '' do triângulo retângulo formado por catetos de 3 e 4km. Logo, [tex3]\overrightarrow v= \frac{\overrightarrow d}{1}=5km/h[/tex3]
O percurso completo:
[tex3]v_2=\frac{14}{2}=7km/h[/tex3]
Perceba que ele retorna ao ponto de partida, ou seja, o deslocamento é nulo. Portanto, como a velocidade vetorial leva em conta o deslocamento e não a distância percorrida, a velocidade vetorial aqui é zero.
Velocidade escalar média [tex3]v_1=\frac{7}{1}=7km/h[/tex3]
O deslocamento vetorial será a hipotenusa ''[tex3]\overrightarrow d[/tex3] '' do triângulo retângulo formado por catetos de 3 e 4km. Logo, [tex3]\overrightarrow v= \frac{\overrightarrow d}{1}=5km/h[/tex3]
O percurso completo:
[tex3]v_2=\frac{14}{2}=7km/h[/tex3]
Perceba que ele retorna ao ponto de partida, ou seja, o deslocamento é nulo. Portanto, como a velocidade vetorial leva em conta o deslocamento e não a distância percorrida, a velocidade vetorial aqui é zero.
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Set 2017
02
18:39
Re: ufrr vetores
Essas sao as respostasKillin escreveu: ↑Sáb 02 Set, 2017 17:38Na metade do percurso, considerando que o tempo de ida e de volta é o mesmo (1h):
Velocidade escalar média [tex3]v_1=\frac{7}{1}=7km/h[/tex3]
O deslocamento vetorial será a hipotenusa ''[tex3]\overrightarrow d[/tex3] '' do triângulo retângulo formado por catetos de 3 e 4km. Logo, [tex3]\overrightarrow v= \frac{\overrightarrow d}{1}=5km/h[/tex3]
O percurso completo:
[tex3]v_2=\frac{14}{2}=7km/h[/tex3]
Perceba que ele retorna ao ponto de partida, ou seja, o deslocamento é nulo. Portanto, como a velocidade vetorial leva em conta o deslocamento e não a distância percorrida, a velocidade vetorial aqui é zero.
Set 2017
02
19:25
Re: ufrr vetores
Basta você dividir os resultados por 3,6.
Última edição: Killin (Sáb 02 Set, 2017 19:29). Total de 1 vez.
Life begins at the end of your comfort zone.
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