Física IEclipse Solar

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
cicero444
Ultimate
Mensagens: 855
Registrado em: Dom 26 Fev, 2012 19:45
Última visita: 27-02-24
Ago 2017 26 10:44

Eclipse Solar

Mensagem não lida por cicero444 »

Um dos problemas ambientais vivenciados mundialmente é o aquecimento global. Muitos especialistas defendem que sua causa é o acelerado desenvolvimento humano estimulado pelo desenfreado crescimento econômico. Portanto, isso faz parte de um dos mais graves problemas que o desenvolvimento sustentável tem que resolver.
Sobre a questão exposta, um aluno de 9º ano sugeriu como solução colocar a órbita da Lua no mesmo plano da órbita da Terra. Dessa forma, isso aumentaria a quantidade de eclipses solares, fenômeno cujos raios solares são bloqueados pela Lua.
Digamos que fosse possível fazer tal alteração. Todas as alternativas abaixo são argumentos que defendem a INEFICIÊNCIA dessa alteração para o aquecimento global, exceto:
a) A região da sombra (umbra) da Lua é pequena em relação à região de penumbra, portanto, mesmo nas regiões que identificam tal fenômeno, ocorre a incidência significativa dos raios solares.
b) O eclipse solar reduz a incidência dos raios solares em uma região muito pequena em relação à toda superfície da Terra, ou seja, uma área de ação insignificante para evitar o aquecimento de todo o globo terrestre.
c) A duração total do eclipse solar é de apenas alguns minutos de um dia inteiro na fase de Lua nova, ou seja, um intervalo de tempo insignificante para evitar o aquecimento global.
d) O eclipse solar deixa de aquecer parte da Terra, mas continua aquecendo a Lua.




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Ago 2017 28 20:33

Re: Eclipse Solar

Mensagem não lida por Brunoranery »

Boa noite!
d) Ele não deixa de aquecer grande parte da terra, pois se o efeito estufa tem o podencial de reter o calor, sendo que o sol ainda tem seus raios atingindo alguns pontos da terra devido o pequeno cone de sombra da lua, não deixará de aquecer.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder

Voltar para “Física I”