Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física ITração Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Rory
Avançado
Mensagens: 108
Registrado em: 29 Dez 2016, 01:27
Última visita: 10-12-22
Agradeceu: 54 vezes
Mai 2017 23 15:45

Tração

Mensagem não lida por Rory »

Olá, como resolvo a seguinte questão? vlw!

Na figura, os fios e as polias são ideais e os corpos (1) e (2) de mesma massa M são abandonados do repouso. Considere g=10m/s².
Sem título.gif
Sem título.gif (5.98 KiB) Exibido 2722 vezes
As acelerações [tex3]a_{1}[/tex3] do bloco (1) e [tex3]a_{2}[/tex3] do bloco (2) têm valores:
a) [tex3]a_{1}[/tex3] = 4m/s² para baixo e [tex3]a_{2}[/tex3] = 2m/s² para cima.
b) [tex3]a_{1}[/tex3] = 4m/s² para cima e [tex3]a_{2}[/tex3] = 2m/s² para baixo.
c) [tex3]a_{1}[/tex3] = 2m/s² para baixo e [tex3]a_{2}[/tex3] = 4m/s² para cima.
d) [tex3]a_{1}[/tex3] = 2m/s² para cima e [tex3]a_{2}[/tex3] = 4m/s² para baixo.
e) Os dois blocos têm o mesmo valor de aceleração, mas de sentidos opostos.

Gabarito: d

Editado pela última vez por Rory em 23 Mai 2017, 15:45, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Andre13000
3 - Destaque
Mensagens: 847
Registrado em: 18 Mar 2017, 17:30
Última visita: 02-03-22
Agradeceu: 150 vezes
Agradeceram: 562 vezes
Mai 2017 23 17:46

Re: Tração

Mensagem não lida por Andre13000 »

Irei chamar o peso de um de [tex3]P_1[/tex3] e dois, [tex3]P_2[/tex3] . Também considerarei uma certa tração [tex3]T[/tex3] . Agora, é importante entender quais forças estão atuando em cada corpo para entender o que está acontecendo no sistema. Segue que:

Corpo 1: [tex3]P_1[/tex3] para baixo e [tex3]2T[/tex3] para cima (calma, já explico)
Corpo 2: [tex3]P_2[/tex3] para baixo e [tex3]T[/tex3] para cima.

Sobre o 2T, repare que há dois fatores que contribuem para isso: o corpo suspenso 2 que estabelece uma certa tensão no fio principal, mas o mais importante é que há uma força de reação no teto que está ligada à esse fio principal, e é daí que surge esse segundo T. Se o teto não puxasse junto esse corpo, não existiria uma segunda tração. Se não tiver entendido, apenas fale, pode ser complicado interpretar o que realmente está acontecendo aqui,

Portanto:

[tex3]Ma_1=2T-P_1\\
Ma_2=P_2-T[/tex3]

Observe que fiz esse sistema de tal forma que ele conspire para a aceleração ser positiva, pois eu sei que quem vai cair é o corpo 2, e quem vai subir é 1. Agora, se você não tivesse certeza do que fosse acontecer, estabeleça uma direção para seus vetores. Se um estiver a favor da direção que você escolheu, positivo.. Se estiver contra, negativo. Se você deixar a variável na direção do sistema de coordenadas, e quando você resolver o sistema, ela der negativa, é porque o vetor de sua resposta aponta para o lado contrário do que você previu. Novamente, posso demonstrar isso, só pedir.

Note, ainda, que quando 2 percorre uma distância, 1 percorre metade dessa - pelo modo como a corda está disposta - . Agora resolvendo:

[tex3]a_2=2a_1\\
Ma_1=2T-Mg\\
2Ma_1=Mg-T\\
5Ma_1=Mg\\
a_1=2 ~m/s\\
a_2=4~m/s[/tex3]

Se lembra do que eu disse sobre sistema de coordenadas? Neste caso, se a origem está no fio que liga as duas polias, a direção que vai para o corpo 1 é a negativa, e a que vai para o 2 é positiva. Então quer dizer que meu corpo dois está acelerando à favor do meu eixo, e o meu corpo 1 também deve estar a favor, pois sua aceleração também é positiva. Porém, estamos tomando outro ponto de referência, onde o corpo um está indo para "cima" e o dois para "baixo". Espero que tenha entendido. Portanto, alternativa d.

Editado pela última vez por Andre13000 em 23 Mai 2017, 17:46, em um total de 1 vez.
“Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible.” -Richard Feynman
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Tração
    por RickMath » » em Física I
    1 Respostas
    1906 Exibições
    Última mensagem por aleixoreis
  • Nova mensagem Tração
    por RickMath » » em Física I
    1 Respostas
    1284 Exibições
    Última mensagem por aleixoreis
  • Nova mensagem Tração
    por RickMath » » em Física I
    1 Respostas
    267 Exibições
    Última mensagem por aleixoreis
  • Nova mensagem Tração
    por candre » » em Física I
    1 Respostas
    612 Exibições
    Última mensagem por aleixoreis
  • Nova mensagem Tração
    por poti » » em Física I
    4 Respostas
    2278 Exibições
    Última mensagem por Vinisth

Voltar para “Física I”