Física ICabo de Guerra/ Fat Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnaFlavia
Pleno
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb 11 Mar, 2017 09:28
Última visita: 19-06-18
Mai 2017 16 21:28

Cabo de Guerra/ Fat

Mensagem não lida por AnaFlavia »

Uma brincadeira bastante conhecida da população em geral é o cabo de guerra. Consiste em duas pessoas ou equipes puxarem uma corda em sentidos opostos visando provocar o deslocamento do time rival e por consequência o cruzamento de uma linha central que separa os competidores.
Nota: Considere a corda ideal. É correto afirmar-se que:
a) caso João se consagre vencedor, a força exercida por ele sobre a corda será maior que a força exercida por Chico.
b) caso João tenha massa maior que a de Chico, levará vantagem, já que o atrito a que cada competidor está submetido depende do seu peso.
c) sapatos com cravos favorecerão o competidor que usá-los, independente do terreno.
d) o atrito a que João está submetido aponta para a direita.
e) caso a tração ao longo da corda seja a mesma, a competição resultará em empate.

R: Letra B

Por favor, pessoal, tem como explicar alternativa por alternativa??? :)
Anexos
oooooo.png
oooooo.png (39 KiB) Exibido 6476 vezes

Última edição: AnaFlavia (Ter 16 Mai, 2017 21:29). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
314159265
2 - Nerd
Mensagens: 384
Registrado em: Qui 23 Fev, 2017 11:48
Última visita: 19-08-20
Mai 2017 16 23:13

Re: Cabo de Guerra/ Fat

Mensagem não lida por 314159265 »

a) Errado. A força exercida pelos dois é exatamente a mesma, que é a tração da corda. Na verdade é uma briga de forças de atrito. Se eu quero puxar meu oponente para o meu lado, eu tenho que conseguir caminhar para trás. O que vai acontecer? Meus pés vão empurrar o chão pra frente para que o chão reaja me empurrando pra trás. Meu oponente vai sentir uma força do outro lado da corda e para que não entre em movimento, vai travar os pés no chão justamente pra ter uma reação dele em seu corpo no sentido contrário. Dessa forma ele se manterá parado e não irá em direção ao seu adversário. Se o atrito dele for menor, ele vai se deslocar pra frente e vai perder o cabo de guerra.

b) A força de atrito é a multiplicação entre a normal e o coeficiente de atrito da superfície. Se a massa é maior, a normal é maior e consequentemente a força de atrito também é maior.

c) Sapatos com cravos ajudariam se a superfície fosse tal qual eles pudessem cravá-los nela (grama, por exemplo). Se for uma superfície lisa, vai ser pior ter sapato com cravo, pois a área de contato entre o sapato e o chão vai ser menor e consequentemente o atrito será menor.

d) Errado. Aponta pra esquerda.

e) Errado. Como já expliquei no item a, a tração na corda vai ser a mesma sempre, independentemente do resultado. O que vai causar o movimento do vencedor é a força resultante Fat_vencedor - T_corda e o que vai causar o movimento do perdedor é a força resultante T_corda - Fat_perdedor. Analisando o sistema João-corda-Chico, como não há movimento interno entre as partes já que todos se movem juntos e funcionam como um bloco só, podemos dizer que a força resultante no sistema é Fat_vencedor - Fat_perdedor.

Última edição: 314159265 (Ter 16 Mai, 2017 23:16). Total de 3 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”