Física ISinal da aceleração da gravidade

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
nerd2016
Pleno
Mensagens: 91
Registrado em: Qui 24 Mar, 2016 12:43
Última visita: 19-06-19
Abr 2017 20 14:19

Sinal da aceleração da gravidade

Mensagem não lida por nerd2016 »

Alguém pode me explicar quando eu uso -g e quando usar +g em um movimento de projétil e/ou queda livre? Tenho dúvidas com relação a isso.




Avatar do usuário
LeoDuque
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Sex 17 Mar, 2017 19:47
Última visita: 19-09-17
Abr 2017 20 16:15

Re: Sinal da aceleração da gravidade

Mensagem não lida por LeoDuque »

Olá.
A primeira coisa que você deve se lembrar é que a gravidade está sempre na vertical.A gravidade é a força que o centro da terra faz em qualquer objeto com massa, por isso utilizamos que ela faz um ângulo de 90 [tex3]\circ[/tex3] com a vertical.Empíricamente, você pode observar que quando pula, algo te puxa para baixo, não te deixando flutuar, é a gravidade agindo .Quando o movimento estiver agindo no sentido do centro da terra (chão),ou seja, quando estiver descendo, o sinal da gravidade é positivo.Quando o movimento estiver agindo contrariamente ao chão, ou seja, subindo (como quando você pula) o sinal da gravidade é negativo.
No segundo caso, ele é negativo porque a aceleração é contra o movimento, e tudo que é contra o movimento é negativo.
Espero ter ajudado, bons estudos.

Última edição: LeoDuque (Qui 20 Abr, 2017 16:15). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
nerd2016
Pleno
Mensagens: 91
Registrado em: Qui 24 Mar, 2016 12:43
Última visita: 19-06-19
Abr 2017 20 17:41

Re: Sinal da aceleração da gravidade

Mensagem não lida por nerd2016 »

Sim, eu penso exatamente assim, mas vejo exemplos de movimentos que são a favor da gravidade e mesmo assim o sinal do g é negativo.



Auto Excluído (ID:17092)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2017 20 22:27

Re: Sinal da aceleração da gravidade

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:17092) »

No meu entendimento, o sinal depende do referencial. Nos estudos de balística, por exemplo, você tem ora um movimento retardado (subida do projétil), ora um movimento acelerado (descida do projétil). Neste caso, o referencial seria o chão e o sinal na equação é negativo (sobe com velocidade "positiva" e desce com velocidade "negativa"). Na queda livre, você pode considerar a aceleração como positiva (o módulo da velocidade aumenta, logo, o movimento é acelerado).
Enfim, tudo começa pelo referencial.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”