Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física ICinemática vetorial.

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Killin
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Mar 2017 19 19:02

Cinemática vetorial.

Mensagem não lida por Killin »

O movimento bidimensional de uma partícula, em relação a um sistema cartesiano (x;y) é dado pelas relações:
[tex3]x=t^2+2t[/tex3]
[tex3]y=4t^3+5[/tex3]
O vetor deslocamento entre os instantes t1=0 e t2=1s forma com o eixo dos x um ângulo cujo cosseno vale:



Resposta: 0,6.

Nota: encontrei o valor [tex3]\frac{\sqrt{10}}{10}[/tex3] como resposta e não estou conseguindo achar outro valor. Agradeço desde já.

Editado pela última vez por Killin em 19 Mar 2017, 19:02, em um total de 1 vez.
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Rafa2604
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Re: Cinemática vetorial.

Mensagem não lida por Rafa2604 »

[tex3]x(t) =t^2 + 2t[/tex3]
[tex3]y(t) = 4t^3 +5[/tex3]

Em [tex3]t_1 = 0[/tex3] , temos o ponto:
[tex3]x(0) = 0^2 + 2\cdot 0 = 0[/tex3]
[tex3]y(0) = 4 \cdot 0^3 + 5 = 5[/tex3]

[tex3]P_1 = (0,5)[/tex3]

Em [tex3]t_2 = 1[/tex3] , temos o ponto:
[tex3]x(1) = 1^2 + 2 \cdot 1 = 1+2 = 3[/tex3]
[tex3]y(1) = 4 \cdot 1^3 + 5 = 4 + 5 = 9[/tex3]

[tex3]P_2 = (3,9)[/tex3]

Graficamente, podemos visualizar esses pontos e o vetor correspondente:
gráfico1.png
gráfico1.png (3.84 KiB) Exibido 1706 vezes
Note que o ângulo que vetor forma com o eixo x é dado por:
gráfico2.png
gráfico2.png (3.94 KiB) Exibido 1706 vezes
Como forma um triângulo retângulo, descobrimos a hipotenusa por Pitágoras:
[tex3]h^2 = 4^2 + 3^2 \;\; \rightarrow \;\; h^2 = 16 + 9 = 25 \;\; \rightarrow \;\; h = 5[/tex3]

Agora, podemos utilizar a Lei dos Cossenos para encontrar cos(x):
[tex3]a^2 = b^2 + c^2 - 2\cdot b \cdot c \cdot \cos(x)[/tex3]
[tex3]\cos (x) =\frac{a^2 - b^2 - c^2}{-2\cdot b \cdot c}[/tex3]
[tex3]\cos(x) = \frac{b^2 + c^2 - a^2}{2 \cdot b \cdot c}[/tex3]
[tex3]\cos(x) = \frac{3^2 + 5^2 - 4^2}{2 \cdot 3 \cdot 5} = \frac{9 + 25 - 16}{30}[/tex3]
[tex3]\cos(x) = \frac{18}{30} = \frac{3}{5} = 0.6[/tex3]

Editado pela última vez por Rafa2604 em 19 Mar 2017, 20:16, em um total de 1 vez.

Auto Excluído (ID:17092)
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Re: Cinemática vetorial.

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:17092) »

Utilize vetores, Killin.
Veja bem, se você plotar os gráficos de t1 e t2 obterá o vetor deslocamento ([tex3]\vec{d} = \vec{d}_2 - \vec{d}_1[/tex3] ). Com o vetor deslocamento, bastaria calcular o tamanho do vetor e aplicar a razão do cosseno.
É bem semelhante ao que colega acima postou, mas é bem direta. Muito direta. Vou rascunhar o que aconteceria:
1º) Plotar os vetores em duas dimensões (x,y)
2º) Calcular o vetor deslocamento
[tex3]\vec{d} = \vec{d}_2 -\vec{d}_1[/tex3]
No nosso caso, o vetor [tex3]\vec{d}_2 = (3,9)[/tex3] e [tex3]\vec{d}_1 = (0,5)[/tex3] . O que implica em:
[tex3]\vec{d} = (3,9) - (0,5) \rightarrow \vec{d} = (3,4)[/tex3]
Basta calcular o módulo do vetor deslocamento:
[tex3]|\vec{d}|^2 = 3^2 + 4^2 \rightarrow |\vec{d}|^2 = 25 \rightarrow |\vec{d}| = 5[/tex3] (Tamanho não pode ser negativo)
3º) Aplicar a razão do cosseno
[tex3]cos(\theta) = \frac{cat. adjacente}{hipotenusa} \rightarrow cos(\theta) = \frac{3}{5} \rightarrow cos(\theta) = 0,6[/tex3]
Se ficou confuso, você pode falar comigo. A dica que dou é utilizar vetores, cara. Vetores tem um poder absurdo.
Nota: Agora que vi que ele fez do mesmo jeito, mas vou postar mesmo assim.
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:17092) em 19 Mar 2017, 20:28, em um total de 1 vez.
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Re: Cinemática vetorial.

Mensagem não lida por Killin »

Que descuido, o meu: não considerei que ele partiria no instante t1 de um ponto (0;5).
Obrigado por mais essa, Rafa! :)
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Re: Cinemática vetorial.

Mensagem não lida por Killin »

Sim sim, Bernoulli! Eu havia feito isso, só que não considerei que ele partiria no instante t1 do ponto (0;5). Grande descuido meu.
De qualquer forma, agradeço a ótima explicação.
Abraço.

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