Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física I(Material Poliedro) Polias e tempo para bloco chegar ao piso Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mar 2017 13 09:38

(Material Poliedro) Polias e tempo para bloco chegar ao piso

Mensagem não lida por Liliana »

A figura representa dois blocos A e B, de massa respectivamente iguais a 3 kg e 1 kg , conectados entre si por um fio leve e inextensível, que passa por uma polia ideal, fixa no teto de um elevador. Os blocos estão inicialmente em repouso, em relação ao elevador, nas posições indicadas. Admitindo que o elevador tenha aceleração de intensidade 2 m/s2 , vertical e dirigida para cima, determine o intervalo de tempo necessário para o bloco A atingir o piso do elevador . Adote g = 10m/s2

A figura tem duas polias, sendo que o bloco B está no chão e o bloco A está à 1,92 m do chão.


Resposta: 0,8s

Avatar do usuário

MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: 16 Jul 2017, 10:25
Última visita: 05-04-24
Agradeceu: 434 vezes
Agradeceram: 871 vezes
Ago 2018 11 08:30

Re: (Material Poliedro) Polias e tempo para bloco chegar ao piso

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Bom dia, Liliana. Tenho a solução da pergunta porém estou com dúvida nela. Vou aproveitar seu tópico e postá-la, ok?
Anexo da questão:
38910376_295292771024110_8870690720034324480_n.jpg
38910376_295292771024110_8870690720034324480_n.jpg (34.19 KiB) Exibido 4532 vezes
Resolução:
tópicos s.jpg
tópicos s.jpg (16.94 KiB) Exibido 4532 vezes
[tex3]\begin{cases}
P_a-T=m_a.a \\
T-P_b=m_b.a
\end{cases}\rightarrow g(m_a-m_b)=a.(m_a+m_b)[/tex3]
Por que está está sendo usado a gravidade aparente e não a gravidade da "terra"? Isso me leva a entender que está sendo considerado o peso aparente, porém, o mesmo é a força normal de sustentação de alguma superfície e os blocos não estão sendo sustentados!
Alguém poderia me ajudar nessa?

Editado pela última vez por MatheusBorges em 11 Ago 2018, 18:10, em um total de 4 vezes.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

mateusITA
2 - Nerd
Mensagens: 262
Registrado em: 03 Out 2014, 18:29
Última visita: 24-07-21
Localização: Brasília
Agradeceram: 193 vezes
Ago 2018 11 15:26

Re: (Material Poliedro) Polias e tempo para bloco chegar ao piso

Mensagem não lida por mateusITA »

I) O primeiro passo é descobrir a aceleração de cada bloco:

[tex3]\vec{a}_{bloco/terra}=\vec{a}_{bloco/elevador}+\vec{a}_{elevador/terra}[/tex3]

Ou seja, a aceleração do bloco em relação a terra é igual a soma da aceleração do bloco em relação ao elevador com a aceleração do elevador em relação a terra.

Considerando um eixo y orientado para cima, a aceleração do elevador em relação a terra, [tex3]a_{elevador/terra}[/tex3] , é igual [tex3]+2~~m/s^2[/tex3] .

Agora, considere que você esteja dentro do elevador... Se o bloco B sobe [tex3]y[/tex3] em relação ao piso do elevador, A desce [tex3]y[/tex3] .
Então, em termos da aceleração, podemos escrever que [tex3]a_{B/elevador}=-a_{A/elevador}[/tex3] . Seja [tex3]a[/tex3] igual [tex3]a_{B/elevador}[/tex3] ou [tex3]-a_{B/elevador}[/tex3] . Portanto,

[tex3]\begin{cases}
a_{B/terra}=a_{B/elevador}+a_{elevador/terra}=a+2 \\
a_{A/terra}=a_{A/elevador}+a_{elevador/terra}=-a+2
\end{cases}[/tex3]

II) O segundo passo é aplicar a segunda lei de Newton...

[tex3]\begin{cases}
\displaystyle\sum \vec{F}_A=m_A a_{A/terra} \\
\displaystyle\sum \vec{F}_B=m_B a_{B/terra}
\end{cases} \sim

\begin{cases}
T-m_Ag=m_A (-a+2) \\
T-m_Bg=m_B (a+2)
\end{cases} \sim

\begin{cases}
T-30= -3a+6 \\
T-10= a+2
\end{cases} \therefore

(a+12)-30=-3a+6 \therefore

\boxed{\boxed{a=+6~~m/s^2}}
[/tex3]

III) Agora, o jeito mais simples é voltar para o referencial do elevador e aplicar a equação da posição no MUV que nem na figura do MafIl10. O jeito mais complicado (mas nem tão complicado) é, no referencial da terra, resolver a equação [tex3]y_{piso~elev}(t)=y_{A}(t)[/tex3] (isto é, quando o bloco A se encontra com o piso):

[tex3]y_{piso}=y_{A}[/tex3]
[tex3]H+\frac{2t^2}{2}=(H+1,92)-\frac{4t^2}{2}[/tex3]
[tex3]H+t^2=H+1,92-2t^2[/tex3]
[tex3]t^2=0,64[/tex3]
Avatar do usuário

MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: 16 Jul 2017, 10:25
Última visita: 05-04-24
Agradeceu: 434 vezes
Agradeceram: 871 vezes
Ago 2018 11 17:38

Re: (Material Poliedro) Polias e tempo para bloco chegar ao piso

Mensagem não lida por MatheusBorges »

mateusITA, tem algo de errado aqui irmão:
[tex3]\begin{cases}
T-m_Ag=m_A (-a+2) \\
T-m_Bg=m_B (a+2)
\end{cases}
[/tex3]

A equação está sinalizando que a Tração em A é maior que o Peso. Isso faria com que o bloco A subisse ou algo do gênero e não descesse!
E veja que:
[tex3]\begin{cases}
P_a-T=m_a.a \\
T-P_b=m_b.a
\end{cases}\rightarrow g(m_a-m_b)=a.(m_a+m_b)\rightarrow 20=a.(4)\rightarrow a=5\frac{m}{s^{2}}[/tex3] , ou seja:
[tex3]\begin{cases}
a_{B/terra}=a_{B/elevador}+a_{elevador/terra}=a+2=5+2=7 \\
a_{A/terra}=a_{A/elevador}+a_{elevador/terra}=-a+2=-5+2=-3
\end{cases}[/tex3]
O que de fato é verdade, pois o bloco A nesses 0,8s desce em relação a um referencial fixo na terra. Como disse o mestre Euclides aqui:
https://pir2.forumeiros.com/t104432-duv ... e-aparente
O que você acha? Se possível, poderia me dizer o por quê foi usado o peso aparente (Na resolução da folha branca que coloquei na primeira postagem)?
tópicos da depree.png
tópicos da depree.png (18.83 KiB) Exibido 4478 vezes
Editado pela última vez por MatheusBorges em 11 Ago 2018, 18:18, em um total de 4 vezes.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
Avatar do usuário

undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: 02 Ago 2015, 13:51
Última visita: 30-09-22
Agradeceu: 104 vezes
Agradeceram: 1196 vezes
Ago 2018 11 18:37

Re: (Material Poliedro) Polias e tempo para bloco chegar ao piso

Mensagem não lida por undefinied3 »

Não é verdade. Veja que foi encontrado a=6, então (-a+2)=-4, então T-ma*g é menor que zero, de modo que a tração não é maior que o peso.
Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

mateusITA
2 - Nerd
Mensagens: 262
Registrado em: 03 Out 2014, 18:29
Última visita: 24-07-21
Localização: Brasília
Agradeceram: 193 vezes
Ago 2018 11 19:16

Re: (Material Poliedro) Polias e tempo para bloco chegar ao piso

Mensagem não lida por mateusITA »

I) "A equação está sinalizando que a Tração em A é maior que o Peso."

A equação está condizente com o eixo de referência que foi adotado (orientado para cima): Como o peso é orientado para baixo, apareceu um sinal negativo antes do produto massa-gravidade. Já o vetor tração, é orientado para cima (daí o sinal positivo em consonância com a orientação do eixo y). Se eu colocasse o sinal negativo na frente, conceitualmente significaria que o fio estaria empurrando o bloco para baixo, o que não faz sentido pois o fio é ideal (fio ideal não empurra...).

II) "...Isso faria com que o bloco A subisse ou algo do gênero e não descesse!"

Fazendo [tex3]a=6[/tex3] na equação [tex3]T-m_Ag=m_A (-a+2)[/tex3] , achamos [tex3]T=+18~N[/tex3] . Portanto, [tex3]\displaystyle\sum \vec{F}_A=18\hat{j}-30\hat{j}=-12\hat{j}~~N[/tex3] . Veja que a força resultante "aponta" para baixo e, portanto, para um observador na terra, o bloco desce.

Obs: Dá uma olhada na parte de vetores e eixos de referência...

III) "E veja que [tex3]\begin{cases}
T-P_a=-m_a.a \\
T-P_b=m_b.a
\end{cases}\rightarrow g(m_a-m_b)=a.(m_a+m_b)\rightarrow 20=a.(4)\rightarrow a=5\frac{m}{s^{2}}[/tex3]"


Há um erro conceitual na aplicação dessas duas equações. Equivocadamente, utilizaram a aceleração calculada através desse sistema como se fosse a aceleração dos blocos em relação ao elevador, o que não é verdade. Essa aceleração na realidade é a aceleração do centro de massa dos blocos A e B em relação a terra. De fato, veja que isso está de acordo com o que eu calculei:

[tex3]\begin{cases}
a_{B/terra}=a_{B/elevador}+a_{elevador/terra}=6+2 =8~~m/s^2\\
a_{A/terra}=a_{A/elevador}+a_{elevador/terra}=-6+2 = -4~~m/s^2
\end{cases}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{a_{cm}=\frac{m_Aa_A+m_Ba_B}{m_A+m_B}=\frac{3\cdot8-1\cdot4}{3+1}=+5~~m/s^2}}[/tex3]

No referencial do elevador, que é não-inercial, aparecerão forças inerciais tanto no bloco A quanto no bloco B orientadas para baixo e cuja intensidade é dada pelo produto da massa dos respectivos blocos pela aceleração do elevador. Fazendo essas correções no sistema, aí sim, a aceleração calculada será em relação ao elevador.

Obs: Em geral, não é visto no Ensino Médio regular a aplicação da segunda lei de Newton em referenciais acelerados. Normalmente em turmas IME/ITA, comentam a respeito dessas "forças fictícias" como são chamadas (quer dizer não sei se em todas turmas IME/ITA rsrs, mas pelo menos na minha e a de alguns colegas meus). Dê uma olhada em força de Coriolis e em força centrífuga. A força centrífuga é aquela força "misteriosa" que te joga para o lado quando o carro no qual você está faz uma curva por exemplo. Não há nada material efetivamente te empurrando, entretanto você sente... (daí o nome força fictícia). Isso acontece porque o carro ao fazer uma curva está acelerado, portanto, não é um referencial inercial.


Confesso que faz um certo tempo que não estudo física. A última vez que estudei mecânica foi na cadeira de Física I e já se vão quase 3 anos rsrs... Por isso, posso tá meio enferrujado mas não vejo nenhum erro na resolução. Espero ter ajudado :D
Avatar do usuário

MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: 16 Jul 2017, 10:25
Última visita: 05-04-24
Agradeceu: 434 vezes
Agradeceram: 871 vezes
Ago 2018 11 19:25

Re: (Material Poliedro) Polias e tempo para bloco chegar ao piso

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Complicado. No livro não falou nada sobre referencial não inercial, centro de massa e força centrífuga. Provavelmente será tratado mais pra frente. De qualquer forma sua solução já me deu um bom norte (Vou dar uma lida já nisso). Muito Obrigado!
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

mateusITA
2 - Nerd
Mensagens: 262
Registrado em: 03 Out 2014, 18:29
Última visita: 24-07-21
Localização: Brasília
Agradeceram: 193 vezes
Ago 2018 11 19:41

Re: (Material Poliedro) Polias e tempo para bloco chegar ao piso

Mensagem não lida por mateusITA »

Só fazendo uma correção...

Na hora de calcular a aceleração do centro de massa, troquei as massas de A por B:

[tex3]\boxed{\boxed{a_{cm}=\frac{m_aa_A+m_Ba_B}{m_A+m_B}=\frac{1\cdot8-3\cdot4}{3+1}=-1~~m/s^2}}[/tex3]

Se considerarmos o sistema como os dois blocos, as forças externas serão os pesos (exercido pela Terra) e as trações (exercida pelo elevador):

[tex3]-P_A-P_B+T+T=(m_A+m_B)a_{cm}[/tex3]
[tex3]-30-10+18+18=(3+1)a_{cm}\therefore a_{cm}=-1~~m/s^2[/tex3]
Avatar do usuário

snooplammer
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1701
Registrado em: 24 Out 2016, 14:18
Última visita: 17-04-24
Agradeceu: 248 vezes
Agradeceram: 781 vezes
Ago 2018 12 20:23

Re: (Material Poliedro) Polias e tempo para bloco chegar ao piso

Mensagem não lida por snooplammer »

MafIl10 escreveu: 11 Ago 2018, 19:25 Complicado. No livro não falou nada sobre referencial não inercial, centro de massa e força centrífuga. Provavelmente será tratado mais pra frente. De qualquer forma sua solução já me deu um bom norte (Vou dar uma lida já nisso). Muito Obrigado!
Eu não fiz a parte de dinâmica pelo Tópicos, mas acho que ele não fala sobre o referencial não inercial.

No livro Fundamentos da Mecânica Vol.1 do RB, ele vem explicando bem sobre isso. Acho muita vantagem estudar mecânica nesse livro. Existe ele em pdf, se quiser o pdf manda mp
Avatar do usuário

MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: 16 Jul 2017, 10:25
Última visita: 05-04-24
Agradeceu: 434 vezes
Agradeceram: 871 vezes
Ago 2018 12 20:31

Re: (Material Poliedro) Polias e tempo para bloco chegar ao piso

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Sim ele não fala (Eu já tenho o pdf hahaha obrigado amigo!). Mas a minha matemática não permite estudar esse livro, ainda. Estou pareando Espacial e Combinatória. Pra esse livro preciso do básico de cálculo...

Editado pela última vez por MatheusBorges em 12 Ago 2018, 20:31, em um total de 1 vez.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física I”