Física ICrise: porque a água de uma garrafa cai?

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Guga1981
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: Qua 08 Mar, 2017 12:30
Última visita: 17-03-20
Mar 2017 08 12:45

Crise: porque a água de uma garrafa cai?

Mensagem não lida por Guga1981 »

Gostaria de sabe o seguinte:
Se a pressão atmosférica age em todas as direções e, ao nível do mar, ela é maior que a pressão exercida por uma coluna de aguá no interior de uma garrafa PET (como podemos confirmar repetindo a experiência de Torricelli), por que ao virar essa mesma garrafa de ponta cabeça, só que desta vez sem o recipiente de baixo (bacia com água) o líquido cai? A pressão atmosférica não deveria impedir que a agua saisse?
Se a questão é Força1/área = Força2/área (onde área é tanto a boca da garrafa no caso em que a agua cai como a area de contato entre a água e o ar situada na bacia experiencia de torricelli), por que a direção da força seria relevante (força peso faz a agua cair porque tem direção pra baixo) se a pressão age em TODAS as direções?
Um professor de outro fórum (Pir2) disse que era por conta da tensão superfícial, que no caso da garrafa sem a bacia, não é suficiente para "segurar" a água. Mas ele (meio sem paciência) não me explicou porque que a tensão superficial consegue "segurar" a água na experiencia de torricelli.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”