Física IEnergia Mecânica

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
rgsflv
Junior
Mensagens: 11
Registrado em: Ter 13 Set, 2016 19:02
Última visita: 10-02-18
Set 2016 20 18:41

Re: Energia Mecânica

Mensagem não lida por rgsflv »

Muito obrigada pela resposta!
Eu tenho uma dúvida quando ao método pra calcular o xmáx... Então, eu também achei o x máximo igual ao que você achou. Só que meu colega fez da seguinte forma:
1/2mVc² + 1/2kx² = -u.Fat.x
Achou x = 2 sendo que pela minha resolução (e provavelmente na sua) esse x' é negativo.
A energia cinética em C é negativa pq é a energia inicial já que a velocidade em D (final) é igual a zero, correto?




Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Set 2016 20 19:06

Re: Energia Mecânica

Mensagem não lida por undefinied3 »

Não é a energia cinética que é negativa, mas sim a elástica e o trabalho da força de atrito. Veja que adotamos o sentido esquerda->direita como positivo, então tudo que aponta para o sentido direita->esquerda é negativo, que é o caso da fat e da força elástica na hora de compressão.
O seu amigo realizou as contas de maneira errada ao meu ver. Veja que a ideia é a seguinte: no ponto de compressão máxima, a energia elástica, somada à energia perdida pelo trabalho da fat, deve ser igual a energia cinética antes de passar pelo trecho de atrito. Por isso a fat e a energia elástica devem ter o mesmo sinal, mas não deve ser diferente do sinal da energia cinética que estará do outro lado da equação.



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”