Física IEnergia mecânica - sistema conservativo

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
MariaIsadora
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb 05 Mar, 2016 22:34
Última visita: 13-07-16
Jul 2016 13 00:01

Energia mecânica - sistema conservativo

Mensagem não lida por MariaIsadora »

Olá pessoal, tudo bem?
Poderiam me ajudar nesta questão, estou sem saber como faço.

É uma questão aberta da 2º fase da UFF. Diz assim:

Uma guia rígida possui um segmento retilíneo inclinado com relação à horizontal e um outro na forma de arco de círculo, de raio R = 20,0 cm. Um pequeno anel, introduzido na guia é abandonado no ponto P1 do trecho retilíneo, a uma altura de 30,0 cm em relação ao ponto mais baixo P2. Sendo desprezíveis as forças de atrito:

( Eu desenhei essa foto no paint, então desconsiderem a irregularidade na imagem, pois não achei a imagem oficial.)
foto questão.png
foto questão.png (8.05 KiB) Exibido 1009 vezes



a) Calcule o trabalho realizado pela força peso sobre o anel, no trecho entre os pontos P1 e P4;

b) Calcule a razão entre o valor da força que a guia exerce sobre o anel e o peso do anel, quando este passa pelo ponto P2.

Respostas:

a) 0J
Eu consegui chegar em 0J, só gostaria de saber se o meu raciocínio está correto. Eu fiz pensando que a gente só pega o trabalho do início e do fim, então no ponto P1, o trabalho é positivo, pois
W = + P.h e o movimento está para baixo, assim como a gravidade. No ponto P4, temos o mesmo resultado do ponto P1, só que negativo, pois a gravidade está para baixo e o movimento para cima.
É isso mesmo gente??

b) 13mg/10
Quanto a essa resposta, eu não entendi nada, não consegui chegar. A única coisa que pensei foi: a força que a guia exerce ssobre o anel é a Normal e o peso do anel seria 10m ?? e daí já não consegui relacionar.

Última edição: MariaIsadora (Qua 13 Jul, 2016 00:01). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”