Física I(OBFEP-2014) Cinemática

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
cicero444
Ultimate
Mensagens: 855
Registrado em: Dom 26 Fev, 2012 19:45
Última visita: 27-02-24
Mai 2016 26 16:44

(OBFEP-2014) Cinemática

Mensagem não lida por cicero444 »

Bisnaga se surpreendeu com o resultado da experiência de queda livre e tirou o boné sem reclamar. Depois da aula, ele foi jogar futebol com seus colegas. Quando parou um pouco para respirar, viu o professor Arquimedes na arquibancada rabiscando em um caderno. Depois do jogo, foi perguntar ao professor o que estava fazendo e ele lhe mostrou dois desenhos:
futebol.png
futebol.png (16.32 KiB) Exibido 647 vezes
Bisnaga, eu estava esquematizando uma jogada sua. Enquanto você andava do ponto A ao ponto B, os seus oponentes não mudaram de lugar. Mas, quando se dirigiu de B para C, de onde chutou a bola para o gol, deu tempo para o defensor D ficar na sua frente e o goleiro G retornar para a linha de fundo podendo agarrar a bola. Você tem força no pé para dar um chute direto do ponto B, surpreendendo os adversários e encobrindo o goleiro antes que ele retorne à linha de fundo. Usando Física, estava calculando em que direção você deveria chutar.
- Essa tal de Física é muito inteligente. O senhor pode dizer para mim o resultado dos seus cálculos?
- Que tal um desafio? Vou descrever 4 trajetórias que a bola poderia descrever a depender da direção do chute e de sua intensidade. Eu darei três características de cada trajetória: (I) altura máxima; (II) tempo total (subida + descida) e (III) a altura que a bola teria ao cruzar a linha de fundo. Quero que você escolha a trajetória com mais chance para fazer o gol, sabendo que o goleiro tinha 1,8 m de altura (do pé até o final da
cabeça), que ele gastaria 3,8 s para retornar à linha de fundo e que a altura da trave é 2,2 m.
a) (I) 2,9 m (II) 4,1 s (III) 1,9 m
b) (I) 2,0 m (II) 2,2 s (III) 0 m
c) (I) 3,7 m (II) 1,5 s (III) 3,5 m
d) (I) 3,2 m (II) 2,9 s (III) 1,7 m

Última edição: cicero444 (Qui 26 Mai, 2016 16:44). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”