Física ILançamento Oblíquo Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

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ALDRIN
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Jan 2013 05 15:46

Lançamento Oblíquo

Mensagem não lida por ALDRIN »

Um canhão lança um projétil por cima de uma montanha de altura [tex3]h[/tex3] , de forma a passar quase tangenciando o cume [tex3]C[/tex3] no ponto mais alto de sua trajetória. A distância horizontal entre o canhão e o cume é [tex3]R[/tex3] . Atrás da montanha há uma depressão de profundidade [tex3]d[/tex3] (veja figura). Determine a distância horizontal entre o ponto de lançamento [tex3]O[/tex3] e o ponto [tex3]P[/tex3] onde o projétil atinge o solo, em função de [tex3]R[/tex3] , [tex3]d[/tex3] e [tex3]h[/tex3] .
Montanha.jpg
Montanha.jpg (19.84 KiB) Exibido 10489 vezes
Resposta

[tex3]R [1 + \sqrt{1+ d / h} ][/tex3]

Última edição: caju (Sex 01 Set, 2017 15:05). Total de 2 vezes.
Razão: TeX --> TeX3


"O ângulo inscrito no semicírculo é reto."
Ao descobrir essa verdade Tales fez sacrifício aos deuses.

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Vinisth
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Jan 2013 05 19:13

Re: Lançamento Oblíquo

Mensagem não lida por Vinisth »

Olá Aldrin,

Encontrando o tempo de subida e o tempo de queda :
[tex3]t_s = \sqrt{\frac{2h}{g}}[/tex3]
[tex3]t_q = \sqrt{\frac{2(h+d)}{g}}[/tex3]
A velocidade horizontal até o ponto [tex3]C[/tex3] é :
[tex3]V_{hz} = \frac{R}{T_q}[/tex3]
Logo para o resto do movimento será :
[tex3]S = V_{hz}(t_s+t_q)[/tex3]
[tex3]S= \frac{R.t_s}{T_q}+\frac{R.\cancel{t_q}}{\cancel{t_q}}[/tex3]
[tex3]S = R\left[1+\frac{\sqrt{\frac{2h}{g}}}{\sqrt{\frac{2(h+d)}{g}}}\right][/tex3]

[tex3]S=R\left[1+\sqrt{\frac{\cancel{2}h}{\cancel{g}}\cdot \frac{\cancel{g}}{\cancel{2}(h+d)}}\,\, \right][/tex3]
[tex3]\boxed{\boxed{S = R \left[1 + \sqrt{1+ \frac{d}{h}} \right]}}[/tex3]

Um forte abraço :D

Última edição: caju (Sex 01 Set, 2017 15:10). Total de 2 vezes.
Razão: TeX --> TeX3



Auto Excluído (ID:8010)
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Jan 2013 05 19:19

Re: Lançamento Oblíquo

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:8010) »

Quando a partícula está no cume sua velocidade final ([tex3]V_y[/tex3] ) é igual a zero, portanto,

[tex3]V_y = V_o\cdot \sen \alpha - g\cdot ts[/tex3]
[tex3]0 = V_o\cdot \sen \alpha - g\cdot ts[/tex3]
[tex3]g\cdot ts = V_o\cdot \sen \alpha[/tex3]
[tex3]ts = \frac{V_o\cdot \sen \alpha}{g}[/tex3]

Vamos calcular o valor de R:

[tex3]x = xo + V_o\cdot \cos \alpha\cdot ts[/tex3]
[tex3]x = V_o\cdot \cos \alpha\left(\frac{V_o\cdot \sen \alpha}{g}\right)[/tex3]
[tex3]x = \frac{V_o^{2}\cdot \cos \alpha\cdot \sen \alpha}{g}[/tex3]

x = R
[tex3]\therefore R = \frac{V_o^{2}\cdot \cos \alpha\cdot \sen \alpha}{g}[/tex3]

Temos que calcular o valor da variável g.

[tex3]V_y^{2} = V_oy^{2} - 2\cdot g\cdot h[/tex3]
[tex3]0 = (V_o\cdot \sen \alpha)^{2} - 2\cdot g\cdot h[/tex3]
[tex3]2\cdot g\cdot h = V_o^{2}\cdot \sen ^{2}\alpha[/tex3]
[tex3]g = \frac{V_o^{2}\cdot \sen ^{2}\alpha}{2\cdot h}[/tex3]

[tex3]R = \frac{V_o^{2}\cdot \cos \alpha\cdot \sen \alpha}{g}[/tex3]
[tex3]R = \frac{V_o^{2}\cdot \cos \alpha\cdot \sen \alpha}{V_o^{2}\cdot \sen ^{2}\alpha/2\cdot h}[/tex3]
[tex3]R = \frac{2\cdot h\cdot \cos \alpha}{\sen \alpha}[/tex3]

Agora calcularemos o tempo que a partícula demora para sair do cume e chegar no ponto [tex3]P[/tex3] . Lembremos que a velocidade inicial da partícula, no cume, é igual a zero.

[tex3]V_y^{2} = V_oy^{2} + 2\cdot g\cdot \Delta y[/tex3] \\aqui são usadas as coordenadas -Oy
[tex3]V_y^{2} = 2\cdot g\cdot (h+d)[/tex3]
[tex3]V_y^{2} = 2\cdot \left(\frac{V_o^{2}\cdot \sen ^{2}\alpha}{2\cdot h}\right)\cdot (h+d)[/tex3]
[tex3]V_y^{2} = \frac{2\cdot V_o^{2}\cdot \sen ^{2}\alpha\cdot (h+d)}{2\cdot h}[/tex3]
[tex3]V_y = \sqrt{\frac{V_o^{2}\cdot \sen ^{2}\alpha\cdot (h+d)}{h}}[/tex3]
[tex3]V_y = V_o\cdot \sen \alpha\sqrt{\frac{(h+d)}{h}}[/tex3]

[tex3]V_y = V_oy + g\cdot td[/tex3]
[tex3]V_o\cdot \sen \alpha\sqrt{\frac{(h+d)}{h}} = g\cdot td[/tex3]
[tex3]td = \frac{V_o\cdot \sen \alpha}{g}\sqrt{\frac{h + d}{h}}[/tex3]
[tex3]td = \frac{V_o\cdot \sen \alpha}{(V_o^{2}\cdot \sen ^{2}\alpha/2\cdot h)}\sqrt{1 + \frac{d}{h}}[/tex3]
[tex3]td = \frac{2\cdot h}{V_o\cdot \sen \alpha}\sqrt{1+ \frac{d}{h}}[/tex3]

Terminando...

[tex3]x = xo + V_o\cdot \cos \alpha\cdot td[/tex3]
[tex3]x = R + V_o\cdot \cos \alpha\cdot \left(\frac{2\cdot h}{V_o\cdot \sen \alpha}\sqrt{1 + \frac{d}{h}}\right)[/tex3]
[tex3]x = R + \frac{2\cdot h\cdot \cos \alpha}{\sen \alpha}\sqrt{1 + \frac{d}{h}}[/tex3]

[tex3]R = \frac{2\cdot h\cdot \cos \alpha}{\sen \alpha}[/tex3]

[tex3]\therefore x = R + R\sqrt{1 + \frac{d}{h}}[/tex3]
[tex3]x = R\[1 + \sqrt{1 + \frac{d}{h}}\][/tex3]
Última edição: caju (Sex 01 Set, 2017 15:14). Total de 2 vezes.
Razão: TeX --> TeX3 e



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raonidiniz
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Re: Lançamento Oblíquo

Mensagem não lida por raonidiniz »

nao vou mentir, parece meio grego pra mim... achei esse video aqui com a resolução que me ajudou a entender

https://www.youtube.com/watch?v=Ljd2E_-JFCg




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