Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física ICinemática Tópico resolvido

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jrneliodias
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Set 2012 25 20:03

Cinemática

Mensagem não lida por jrneliodias »

O esquema representa um carretel de linha sendo puxado sem escorregamento sobre o solo plano e horizontal. No instante considerado, o ponto A da linha tem velocidade horizontal para a direita, de intensidade v.
Sem título.png
Sem título.png (5.63 KiB) Exibido 4005 vezes
Determine nesse instante a intensidade da velocidade do ponto C, pertencente
ao eixo longitudinal do carretel, em relação:

a) ao solo;

b) ao ponto A.
Resposta

Respostas: \,a)\,\,\frac{R}{R-r}\cdot V\,;\,\,\,\,b)\frac{r}{R-r}\cdot V

Editado pela última vez por jrneliodias em 25 Set 2012, 20:03, em um total de 1 vez.
Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.
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aleixoreis
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Set 2012 28 13:30

Re: Cinemática

Mensagem não lida por aleixoreis »

Raio.png
Raio.png (3.3 KiB) Exibido 3994 vezes
Prezado jrneliodias:
Não consegui fazer os círculos concêntricos e por isso só desenhei os raios.
Podemos ver que todos os pontos do carretel estão, por um momento, girando em torno do ponto [tex3]P[/tex3] que é o contato com o solo.Todos esses pontos tem a mesma velocidade angular.
Se velocidade angular x raio = velocidade linear, vem: [tex3]\omega =\frac{V_{C}}{R}=\frac{V_{B}}{R-r}[/tex3] e se [tex3]V_{B}=V[/tex3] : [tex3]\frac{V_{C}}{R}=\frac{V}{R-r} \rightarrow V_{C}=\frac{RV}{R-r}[/tex3]

A velocidade de [tex3]C[/tex3] em relação a [tex3]A[/tex3] : [tex3]V_{C}- V_{A}= \frac{VR}{R-r}-V=\frac{Vr}{R-r}[/tex3]

Penso que é isso.
[ ]'s.

Editado pela última vez por aleixoreis em 28 Set 2012, 13:30, em um total de 1 vez.
Só sei que nada sei.(Sócrates)
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Autor do Tópico
jrneliodias
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Re: Cinemática

Mensagem não lida por jrneliodias »

Muito obrigado, aleixoreis. Abraço.
Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.
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Killin
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Re: Cinemática

Mensagem não lida por Killin »

Sendo C um ponto do eixo, seu raio não seria zero? Não consigo entender como sua velocidade angular pode ser dada por [tex3]\frac{Vc}{R}[/tex3] .
Alguém pode explicar? Grato desde já.
Editado pela última vez por Killin em 20 Mar 2017, 16:32, em um total de 1 vez.
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Andre13000
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Re: Cinemática

Mensagem não lida por Andre13000 »

Killin, não entendi muito bem o que você está pensando, mas acho que você está colocando a carreta na frente dos bois.

Vamos por partes, como dizia Jack. Primeiro, é essencial notar essa identidade:

[tex3]\frac{s}{2\pi{r}}=\frac{\theta}{2\pi}\rightarrow \frac{s}{r}=\theta[/tex3]

Isso vale não só para o círculo, mas para qualquer variação pequena o suficiente:

[tex3]\frac{\Delta s}{r}=\Delta \theta[/tex3]

Para efeito da nossa roda, que é circular, essa condição infinitesimal não há de ser satisfeita, então seguiremos em frente.

A velocidade angular é definida por [tex3]\omega=\frac{\Delta \theta }{\Delta t}[/tex3]

Então, dividindo toda aquela equação de cima por [tex3]\Delta t[/tex3] e substituindo [tex3]\omega[/tex3] , temos:

[tex3]\frac{\Delta s}{r\Delta t}=\frac{\Delta \theta}{\Delta t}\rightarrow \frac{v}{r}=\omega[/tex3]

Tendo em mente que [tex3]\frac{\Delta s}{\Delta t}=v[/tex3] .

Observe essa equação e depois continue.

Agora respondendo a sua pergunta, o raio é 0 sim. Mas repare que temos uma continuidade até chega no ponto C, desde o ponto mais externo à roda.


Não sei se você entende sobre o conceito de limites, mas matematicamente, o que quero expressar é que:

[tex3]\omega=\lim_{r\rightarrow 0}~\frac{V_{c}}{r}\neq \frac{V_c}{0}[/tex3]

Repare que não estamos efetuando uma divisão por 0; estamos aplicando um limite onde [tex3]r[/tex3] tende a zero. Limite nunca tem o seu próprio, sempre que tiramos o limite de uma função estamos analisando os valores vizinhos àquele que estamos analisando. Neste caso, repare que se colocarmos [tex3]r=0,00001[/tex3] e um ponto D correspondente a esse raio, teremos a mesma velocidade angular [tex3]\omega[/tex3] . Então se esse número tender a zero não há problema, entendeu?

Editado pela última vez por Andre13000 em 20 Mar 2017, 18:25, em um total de 1 vez.
“Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible.” -Richard Feynman
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