Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física Ioscilações cilindro

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Picolino
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Dez 2021, 23:03
Última visita: 02-05-24
Mar 2024 29 16:41

oscilações cilindro

Mensagem não lida por Picolino »

Boa tarde pessoal, beleza?

Tenho uma duvida quanto a tecnica de resolução de uma questão do livro problemas em fisica geral, Irodov.
Enunciado-> Um cilindro solido uniforme, de raio r, gira sem escorregar ao longo da superfície interna de um cilindro de raio R, realizando pequenas oscilações. Encontre seu período.
Resposta

Resposta do livro: T = [tex3]2\pi \sqrt{\frac{3(R-r)}{2g}}[/tex3]
Sendo bem sincero, eu olhei a solução do autor e não entendi absolutamente nada: desde o que ele fez, até a notação que ele usou.
Minha resolução foi a seguinte - >

Considerei dois momentos: 1) quando o cilindro encontra-se na posição mais alta da tragetória, E1 = mg(R-r)(1-cos[tex3]\theta [/tex3] )
2) quando o cilindro se encontra na posição mais baixa da tragetória, E2 = 2[tex3]\frac{1}{2}[/tex3] IW²+[tex3]\frac{1}{2}[/tex3] mV²

escrevendo iW² como [tex3]\frac{1}{2}[/tex3] mV² e resolvendo o sistema encontrei V =2[tex3]\sqrt{\frac{g(R-r)(1-cos\theta )}{3}}[/tex3]

O meu entendimento é que parte da energia potencial gravitacional inicial foi usada parte no movimento de rotação e parte no movimento de translação, sendo V a velocidade de translação do cilindro. Segui imaginando uma situação semelhante, onde o mesmo cilindro parte da mesma altura e realiza o mesmo movimento (passando pelo ponto mais baixo com velocidade V), mas removendo o atrito.
Para que a energia se conserve: mg'(R-r)(1-cos[tex3]\theta [/tex3] ) = [tex3]\frac{1}{2}[/tex3] m.(2[tex3]\sqrt{\frac{g(R-r)(1-cos\theta )}{3}}[/tex3] )^2
resolvendo temos g' = [tex3]\frac{2}{3}[/tex3] g

agora resolvo normalmente: kx = [tex3]\frac{2}{3}mg[/tex3] sen[tex3]\theta [/tex3] <=> k = [tex3]\frac{2mg}{3(R-r)}[/tex3]
T = 2[tex3]\pi [/tex3] [tex3]\sqrt{\frac{m}{k}}[/tex3] , substituindo k
T = [tex3]2\pi \sqrt{\frac{3(R-r)}{2g}}[/tex3]

não sei se "enxergar" o problema como sendo a composição de movimentos, translacional e rotacional, e separar essas duas situações ajustando a gravidade, é uma saída correta e possivel.


felix
2 - Nerd
Mensagens: 260
Registrado em: 12 Jul 2021, 17:05
Última visita: 30-04-24
Abr 2024 01 01:03

Re: oscilações cilindro

Mensagem não lida por felix »

Amigo, só um comentário: você não pode desprezar o atrito, pois se assim fosse, o cilindro deslizaria. Ocorre que mesmo com o atrito a energia se conservará, em virtude desse atrito ser estático e portanto não realizar trabalho.

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Oscilacoes Amortecidas
    por A4sk5gh » » em Física II
    0 Respostas
    745 Exibições
    Última mensagem por A4sk5gh
  • Nova mensagem Pêndulo - Oscilações
    por rgsflv » » em Física II
    0 Respostas
    1114 Exibições
    Última mensagem por rgsflv
  • Nova mensagem Oscilações mecânicas
    por EdsonRaso » » em Física I
    3 Respostas
    1496 Exibições
    Última mensagem por Catador
  • Nova mensagem (Simulado ITA) - Oscilações
    por fernandosant » » em IME/ITA
    1 Respostas
    1683 Exibições
    Última mensagem por Tassandro
  • Nova mensagem (EFOMM-2019) Oscilações
    por jvmago » » em IME/ITA
    3 Respostas
    5608 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:12031)

Voltar para “Física I”