Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física IEnergia mecânica e movimento circular (exercícios resolvidos apostila Poliedro) Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Felrei700
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Fev 2023, 16:28
Última visita: 20-08-23
Fev 2023 17 16:44

Energia mecânica e movimento circular (exercícios resolvidos apostila Poliedro)

Mensagem não lida por Felrei700 »

A figura a seguir mostra um corpo de massa m, preso por uma haste de comprimento L a um ponto O.
O sistema é abandonado do ponto A.
Screenshot_27.png
Screenshot_27.png (7.39 KiB) Exibido 511 vezes
Determine a tração na haste quando o corpo passa pelo ponto B, na ausência de atrito.]
Pela resolução do poliedro, eles utilizam a conservação da energia mecânica e a força resultante centrípeta, a resposta é "5mg", o que eu não entendi é por que a resposta não é só "mg", visto que a tração se iguala ao peso (eu acho??)

Editado pela última vez por Felrei700 em 17 Fev 2023, 16:44, em um total de 1 vez.

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2229
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 8 vezes
Fev 2023 17 17:50

Re: Energia mecânica e movimento circular (exercícios resolvidos apostila Poliedro)

Mensagem não lida por FelipeMartin »

por que a tração se igualaria ao peso nesse caso?

φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Felrei700
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Fev 2023, 16:28
Última visita: 20-08-23
Fev 2023 17 18:24

Re: Energia mecânica e movimento circular (exercícios resolvidos apostila Poliedro)

Mensagem não lida por Felrei700 »

Eu pensei que elas se igualariam porque o movimento só seria na horizontal para a esquerda depois de atingir o ponto B, mas agora que vi melhor e sendo um movimento circular, acho que vai ter os vetores força centrípeta resultante e outro na horizontal, tá certo essa pensamento ?
Avatar do usuário

Fergos
sênior
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Fev 2023, 10:27
Última visita: 24-01-24
Fev 2023 17 21:00

Re: Energia mecânica e movimento circular (exercícios resolvidos apostila Poliedro)

Mensagem não lida por Fergos »

Boa noite.
Em primeiro lugar, NAO se pode igualar as forças pois o corpo esta acelerado ao passar pelo ponto B.
Conservação de energia:
[tex3]2mgl={mv^2\over2}[/tex3]
->[tex3]v^2=4gl[/tex3]
Quando o corpo passa por B, a tração esta para cima e o peso para baixo. Assim, calcula-se a força res. centrípeta
[tex3]T-mg={m.v^2\over l}[/tex3]
Assim:
[tex3]T=5mg[/tex3]
Espero ter ajudado.

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2229
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 8 vezes
Fev 2023 17 21:42

Re: Energia mecânica e movimento circular (exercícios resolvidos apostila Poliedro)

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Felrei700, é isso ai. É o que o Fergos disse, não pode igualar as forças pois o corpo está acelerando (aceleração centrípeta).

A aceleração centrípeta é necessária para qualquer corpo girar (mudar a direção do vetor velocidade), então, não dá pra dizer que a aceleração resultante é zero no ponto B; a partícular se move em órbita circular (não retilínea)
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Felrei700
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Fev 2023, 16:28
Última visita: 20-08-23
Fev 2023 17 22:19

Re: Energia mecânica e movimento circular (exercícios resolvidos apostila Poliedro)

Mensagem não lida por Felrei700 »

Muito obrigado pela ajuda de vcs!!

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física I”