Física IForça de lorentz

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
joaogab
Pleno
Mensagens: 53
Registrado em: Ter 17 Mai, 2022 10:55
Última visita: 21-12-22
Jun 2022 20 21:31

Força de lorentz

Mensagem não lida por joaogab »

Cientistas do M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology) estão desenvolvendo (maio 2012) um dispositivo capaz de injetar medicamentos no corpo humano sem o uso de agulhas hipodérmicas. O dispositivo pode ser programado para fornecer uma gama de doses a diferentes profundidades, injetando através da pele um jato de alta pressão que se aproxima à velocidade do som. O jato possui o diâmetro similar ao do ferrão de um pernilongo (probóscide ou tromba). Às vezes não sentimos quando um mosquito fura nossa pele, portanto, a injeção possivelmente será indolor.
O projeto é construído em torno de um mecanismo chamado de atuador força de Lorentz: um ímã pequeno e poderoso cercado por uma bobina que é ligada a um êmbolo no interior de uma ampola. Quando a corrente é aplicada, ele interage com o campo magnético para produzir uma força que empurra o êmbolo para frente, liberando a droga a uma pressão muito elevada. Assinale a alternativa correta.
a) A velocidade com a qual a droga é injetada, assim como a velocidade da bobina podem ser controladas de acordo com a intensidade da corrente elétrica aplicada na bobina. Se dobrarmos a intensidade de corrente elétrica, quadruplicamos a velocidade com que a bobina se move.
b) O dispositivo se baseia no fato de que campos magnéticos podem exercer força em cargas elétricas em qualquer situação
c) Por meio da intensidade de corrente elétrica na bobina pode-se controlar a pressão com que os fármacos penetram na pele e, assim, ajustar o dispositivo para poder ser usado em um bebê, aplicando vacina com uma pressão bem menor do que seria em um adulto.
d) A força magnética de Lorentz é capaz de acelerar cargas elétricas, dependendo das direções do campo magnético e da velocidade das partículas carregadas eletricamente.
e) Pode-se identificar um erro no texto, pois, segundo Bernoulli, quanto maior a velocidade de um fluido, menor é a pressão exercida por ele
image.jpg
image.jpg (126.85 KiB) Exibido 355 vezes
Gabarito: letra C
Fui por eliminação, as letras A e C diziam a mesma coisa na minha opinião, a B está errada por que não há força de lorentz em cargas elétricas paradas e a D se mostra favorável porque de fato a força de lorentz é capaz de promover aceleração (centrípeta).




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Força de lorentz
    por joaogab » » em Física I
    0 Respostas
    700 Exibições
    Última msg por joaogab
  • Nova mensagem Força de Lorentz
    por joaogab » » em Física I
    0 Respostas
    382 Exibições
    Última msg por joaogab
  • Nova mensagem (FB) Força de atrito
    por Deleted User 23699 » » em Física I
    1 Respostas
    487 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem força de atração entre íons
    por leonardodlc » » em Química Geral
    1 Respostas
    802 Exibições
    Última msg por AndQ
  • Nova mensagem Força eletrstática/UFPI
    por Harison » » em Física III
    1 Respostas
    2410 Exibições
    Última msg por rippertoru

Voltar para “Física I”