Física IVelocidade escalar média vs velocidade média

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Dadark
sênior
Mensagens: 37
Registrado em: Sáb 06 Fev, 2021 22:53
Última visita: 28-12-22
Mai 2022 05 00:42

Velocidade escalar média vs velocidade média

Mensagem não lida por Dadark »

Oi tudo bem ? Então eu estou com uma GRANDE dúvida sobre as velocidades ( velocidade média escalar e velocidade média ) estou estudando por um livro de física e simplesmente ta bugando minha cabeça segue imagem ( não entendi por que ali está escrito que é escalar e daí na fórmula tem o delta S) a que usa o Delta S não é a normal (vetorial) ? A escalar não leva em conta o percurso total ( ir e voltar somando tudo que foi percorrido ) não somente o ponto final e começo ? Então pq tem o delta s ali 😭😭😭😭😭 esses pequenos detalhes me matam …. Obrigada pela ajuda desde já , graças ao fórum eu não fico com essas dúvidas que atrapalham o estudo 🙏🙏🙏🙏 obrigada
Anexos
BF13B913-56C8-47F5-BB4B-093695487FDE.jpeg
BF13B913-56C8-47F5-BB4B-093695487FDE.jpeg (51.63 KiB) Exibido 1051 vezes




lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: Dom 05 Dez, 2021 12:02
Última visita: 12-06-23
Jun 2022 12 00:22

Re: Velocidade escalar média vs velocidade média

Mensagem não lida por lmtosta »

Dadark,


Em se tratando de notação, o que diferencia o escalar do vetorial não é o "delta", mas sim a existência ou não de uma seta sobre o "s"!!!!!!!!!

Assim, o "delta s" com seta refere-se a uma variação de grandeza vetorial, enquanto que o "delta s" sem seta refere-se a uma variação de grandeza escalar!!!!!!!!
Dadark escreveu:
Qui 05 Mai, 2022 00:42
A escalar não leva em conta o percurso total ( ir e voltar somando tudo que foi percorrido ) não somente o ponto final e começo ?
Cuidado!!!!!!!!

Na Cinemática Escalar, trajetórias diferentes que iniciam e terminam em uma mesma posição, também podem fornecer resultados diferentes e isso não é exclusivo da Cinemática Vetorial!!!!!!!!

Como exemplo, imagine duas posições separadas, "Sa" e "Sb", com uma trajetória em linha reta e outra trajetória circular passando por elas!!!!!!!

Na Cinemática Escalar, "delta s" sem seta, é dada por:
[tex3]\Delta s = Sb-Sa[/tex3]

Para a primeira situação, com deslocamento de A até B e, depois, de B até A pelo mesmo caminho de ida, a variação total do deslocamento será de zero, pois o percurso de volta foi o mesmo do percurso de ida, de modo que:
[tex3]\Delta s = \Delta s (ida)+\Delta s(volta)[/tex3]
com "[tex3]\Delta s(ida)[/tex3] " e "[tex3]\Delta s (volta)[/tex3] " cancelando-se mutuamente!!!!!!!!

Já para o percurso circular, o trajeto de ida não coincide com o de volta, passando por posições intermediárias diferentes das do percurso de ida, fazendo com que o comportamento de variação de deslocamento total obedeça ao total do percurso circular, dado por:
[tex3]\Delta s = 2*{pi}*r[/tex3]




FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2210
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 13-04-24
Jun 2022 12 04:13

Re: Velocidade escalar média vs velocidade média

Mensagem não lida por FelipeMartin »

No exemplo que ele deu no livro, a velocidade é constante (mvt uniforme)... então não tem essa de ida e volta, pq a velocidade não muda de direção nem de módulo.

Essa definição de velocidade escalar é bem confusa mesmo, ainda bem que você esquece depois da escola. Mas, nesse caso, o contexto dá uma ajudada.



φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Aceleração Escalar Média
    por samah » » em Física I
    0 Respostas
    385 Exibições
    Última msg por samah
  • Nova mensagem Um automóvel parte da origem dos espaços, onde estava em repouso, e atinge a velocidade escalar de 72Km/h em 10 segundos
    por lissandra » » em Física I
    1 Respostas
    887 Exibições
    Última msg por LostWalker
  • Nova mensagem Cinemática - Velocidade Escalar
    por Polímero17 » » em Física I
    1 Respostas
    290 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem Calcule a velocidade escalar
    por CamilaMCZ » » em Física I
    1 Respostas
    239 Exibições
    Última msg por Jpgonçalves
  • Nova mensagem Velocidade instantânea e velocidade média
    por Argean » » em Física I
    3 Respostas
    608 Exibições
    Última msg por Argean

Voltar para “Física I”