Física IQuantidade de movimento e sistema internacional de unidades Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: Qui 14 Mar, 2019 05:19
Última visita: 19-03-24
Jun 2019 15 17:32

Quantidade de movimento e sistema internacional de unidades

Mensagem não lida por legislacao »

Por que em questões sobre quantidade de movimento mesmo colocando a massa em gramas obtem-se a resposta correta? Eu sempre ouço falar que é preciso deixar todas unidades de acordo com o sistema internacional, porém parece não ser necessário nesse caso. Eu também observei que em questões que envolvem conservação de energia é possível deixar a massa em gramas, a não ser quando existe energia potencial elástica e o exercício fornece a constante elástica, já que essa constante é calculada em kg.




Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Jun 2019 16 12:42

Re: Quantidade de movimento e sistema internacional de unidades

Mensagem não lida por Planck »

Olá legislacao,

No Sistema Internacional, a unidade da quantidade de movimento (ou momentum linear) é dada por [tex3][\text{kg} \cdot \text{m/s}][/tex3] . O que acontece nos exercícios, quando aplicamos a conservação da quantidade de movimento é o seguinte:

[tex3]\text {m}_0 [\text{kg}] \cdot \vec {\text{v}}_0 [\text{m/s}] =\text {m}_1 [\text{kg}] \cdot \vec {\text{v}}_1 [\text{m/s}] [/tex3]

Note que as unidades vão ser canceladas. No entanto a unidade deve ser a mesma para ambos lados da expressão.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: Qui 14 Mar, 2019 05:19
Última visita: 19-03-24
Jun 2019 16 23:42

Re: Quantidade de movimento e sistema internacional de unidades

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu:
Dom 16 Jun, 2019 12:42
Olá legislacao,

No Sistema Internacional, a unidade da quantidade de movimento (ou momentum linear) é dada por [tex3][\text{kg} \cdot \text{m/s}][/tex3] . O que acontece nos exercícios, quando aplicamos a conservação da quantidade de movimento é o seguinte:

[tex3]\text {m}_0 [\text{kg}] \cdot \vec {\text{v}}_0 [\text{m/s}] =\text {m}_1 [\text{kg}] \cdot \vec {\text{v}}_1 [\text{m/s}] [/tex3]

Note que as unidades vão ser canceladas. No entanto a unidade deve ser a mesma para ambos lados da expressão.
Aah sim, entendi. Muito obrigado :)



Avatar do usuário
Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: Qui 14 Mar, 2019 05:19
Última visita: 19-03-24
Ago 2019 23 13:46

Re: Quantidade de movimento e sistema internacional de unidades

Mensagem não lida por legislacao »

Planck, olhando esse tópico de novo me surgiu uma dúvida,

Eu posso entender que quando houver alguma fórmula na física na qual se tenha, por exemplo, massa dos dois lados, ou velocidade dos dois lados, tanto faz a unidade que eu deixar, desde que os dois lados estejam com a mesma unidade?

Porém na equação abaixo eu sou obrigado a manter a velocidade em m/s e a massa em kg, já que só temos massa de um lado e só temos deslocamento de um lado da equação

[tex3]\tau fr = \Delta Ec[/tex3]
f.d.cos = [tex3]\frac{mv^{2}f}{2} - \frac{mv^{2}i}{2}[/tex3]



Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Ago 2019 26 11:22

Re: Quantidade de movimento e sistema internacional de unidades

Mensagem não lida por Planck »

legislacao escreveu:
Sex 23 Ago, 2019 13:46
Eu posso entender que quando houver alguma fórmula na física na qual se tenha, por exemplo, massa dos dois lados, ou velocidade dos dois lados, tanto faz a unidade que eu deixar, desde que os dois lados estejam com a mesma unidade?
Exatamente!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”