Aah sim, verdade, quando fiz essa pergunta estava raciocinando em cima do triangulo formado na parte que eu circulei de vermelho na figura abaixo, mas ai não seria mais velocidade inicial, pois estaria "no meio" do movimento:Planck escreveu: ↑Sex 24 Mai, 2019 14:02No lançamento horizontal, a velocidade inicial é a velocidade no eixo horizontal. Somente após o instante inicial que começará a ter velocidade no eixo vertical e haverá o triângulo para calcular a resultante. O que mostrei é para velocidade inicial.legislacao escreveu: ↑Sex 24 Mai, 2019 13:45Planck, não consigo visualizar o fato do ângulo ser 0. Quero dizer, se o ângulo é zero, então como existe o triângulo pra calcular a velocidade resultante? Onde estou errando?
Mas agora me surgiu mais uma duvida:
Como sabemos, no eixo x a velocidade final e a inicial são iguais, certo? Partindo disso, acredito eu que poderíamos usar a relação
Vox = Vo.cos em qualquer ponto, já que a velocidade é igual em qualquer ponto. Porém o angulo entre Vx e a velocidade resultante seria diferente se comparássemos o momento em que o objeto esta em cima de uma mesa, por exemplo, com o momento em que ele perde contato com a mesa. Dessa forma o angulo seria diferente, e por consequência o cosseno seria diferente, e assim o Vox teria um valor diferente, o que sabemos que não é verdade.
Vou ilustrar o que eu quero dizer na figura abaixo: quando o objeto está em cima da mesa, o angulo entre Vx e deslocamento é 0, já quando o objeto perde contato com a mesa, o angulo já é diferente de zero (é o ângulo que coloquei em vermelho)