Física IUltrapassagem de corpo extenso Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: Qui 14 Mar, 2019 05:19
Última visita: 19-03-24
Mai 2019 21 15:44

Ultrapassagem de corpo extenso

Mensagem não lida por legislacao »

Dois caminhões deslocam-se com velocidade uniforme, em sentidos contrários, numa rodovia de mão dupla. A velocidade do primeiro caminhão e a do segundo, em relação à rodovia, são iguais a 40km/h e 50km/h, respectivamente. Um caroneiro, no primeiro caminhão, verificou que o segundo caminhão levou apenas 1,0s para passar por ele. O comprimento do segundo caminhão é:

resolução:
Vr=d/t (90km/h = 25m/s)
25 = d/1
d= 25 m, que é a resposta final.

Ao meu ver, 25m é o comprimento dos dois caminhões juntos, e não do segundo caminhão apenas. Para explicar o que eu quero dizer, eu fiz esse desenho abaixo, considerando uma visão de cima, na qual o ponto 1 é o inicio da ultrapassagem e o ponto 2 é o final da ultrapassagem:
ultrapassagem.png
ultrapassagem.png (1.83 KiB) Exibido 1386 vezes
Claramente houve um "conflito" entre o conceito que eu tenho de quando começa e quando termina uma ultrapassagem do conceito que o exercício usou para determinar quando começa uma ultrapassagem. Eu usei a ideia do que é ultrapassagem de acordo com outros exercícios que eu fiz sobre o assunto, porém esses outros eram de ultrapassagens de veículos no mesmo sentido, não sei se faz alguma diferença isso (acredito que não)

Onde eu errei?

Última edição: legislacao (Ter 21 Mai, 2019 15:46). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Mai 2019 21 17:21

Re: Ultrapassagem de corpo extenso

Mensagem não lida por csmarcelo »

Em sentidos contrários, não existe ultrapassagem. Nesse caso, o referencial é o caminhoneiro, que pode ser considerado como um simples ponto. Dessa forma, a passagem do caminhão por ele se dá durante o intervalo de tempo em que o caminhão cruza a linha que passa pelo caminhoneiro e é perpendicular ao sentido da rodovia.
Untitled.png
Untitled.png (7.45 KiB) Exibido 1376 vezes
Untitled2.png
Untitled2.png (6.15 KiB) Exibido 1376 vezes
Untitled3.png
Untitled3.png (6.17 KiB) Exibido 1376 vezes
Untitled4.png
Untitled4.png (5.32 KiB) Exibido 1376 vezes




Avatar do usuário
Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: Qui 14 Mar, 2019 05:19
Última visita: 19-03-24
Mai 2019 21 18:21

Re: Ultrapassagem de corpo extenso

Mensagem não lida por legislacao »

csmarcelo escreveu:
Ter 21 Mai, 2019 17:21
Em sentidos contrários, não existe ultrapassagem. Nesse caso, o referencial é o caminhoneiro, que pode ser considerado como um simples ponto. Dessa forma, a passagem do caminhão por ele se dá durante o intervalo de tempo em que o caminhão cruza a linha que passa pelo caminhoneiro e é perpendicular ao sentido da rodovia.

Untitled.png

Untitled2.png

Untitled3.png

Untitled4.png
Muito obrigado pela resposta, a imagem ajudou muito! Eu só achei bem confusa a ideia do deslocamento mudar com a simples mudança de sentido. Quero dizer, após usarmos a velocidade relativa deixamos o caminhão do caroneiro em repouso, e se esse caminhão está em repouso como é possível dizer que ele está em sentido contrário ao outro caminhão? Eu entendo que um corpo em repouso não tem sentido nenhum.



Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Mai 2019 21 18:57

Re: Ultrapassagem de corpo extenso

Mensagem não lida por csmarcelo »

Então, você precisa separar o recurso matemático da realidade. Considerar que um caminhão está parado e que o outro está à 90km/h é apenas um "macete" para resolvermos mais facilmente esse tipo de problema, mas isso não muda o fato de que os caminhões estavam se movimentando em sentidos opostos.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: Qui 14 Mar, 2019 05:19
Última visita: 19-03-24
Mai 2019 21 19:07

Re: Ultrapassagem de corpo extenso

Mensagem não lida por legislacao »

csmarcelo escreveu:
Ter 21 Mai, 2019 18:57
Então, você precisa separar o recurso matemático da realidade. Considerar que um caminhão está parado e que o outro está à 90km/h é apenas um "macete" para resolvermos mais facilmente esse tipo de problema, mas isso não muda o fato de que os caminhões estavam se movimentando em sentidos opostos.
Ah sim, entendi. Caso esse caminhão que o caroneiro está estivesse parado no acostamento e todo o resto do exercício fosse igual, eu resolveria o exercício como uma ultrapassagem ou da forma que você explicou na imagem?
Última edição: legislacao (Ter 21 Mai, 2019 19:07). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Mai 2019 22 00:04

Re: Ultrapassagem de corpo extenso

Mensagem não lida por csmarcelo »

Caso esse caminhão que o caroneiro está estivesse parado no acostamento e todo o resto do exercício fosse igual, eu resolveria o exercício como uma ultrapassagem ou da forma que você explicou na imagem?
Provavelmente da forma que expliquei.

Mas a verdade é que cada problema é um problema. Não tem como você montar uma receita de bolo para resolver qualquer um: "Se ele falar disso e disso, faço aquilo. Se falar disso e daquilo, faço aquilo outro".

Se, por exemplo, se falar em "passar por todo o caminhão", mesmo que parado no acostamento, a resolução seria outra, e, nesse caso, acredito que seria sim necessário conhecer a medida de um deles para que se pudesse determinar a medida do outro.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”