Ensino SuperiorCálculo - Derivadas

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Nekololikuro
Pleno
Mensagens: 89
Registrado em: Qua 16 Jun, 2021 15:25
Última visita: 17-02-23
Localização: Belo Horizonte
Dez 2021 08 11:05

Cálculo - Derivadas

Mensagem não lida por Nekololikuro »

Dado [tex3]f(x)=4x-x^{2}[/tex3] , calcule [tex3]f'(x)[/tex3] usando a definição de derivada.

Eu comecei a desenvolver usando a definição,

[tex3]f'(p)=\lim_{x \rightarrow p}\frac{f(x)-f(p)}{x-p}=\lim_{x \rightarrow p}\frac{x(4-x)-p(4-p)}{x-p}[/tex3] , mas não consegui avançar dessa parte.
Resposta

[tex3]-2x+4[/tex3]




Avatar do usuário
ragefloyd
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: Ter 13 Abr, 2021 09:41
Última visita: 20-12-21
Dez 2021 08 11:34

Re: Cálculo - Derivadas

Mensagem não lida por ragefloyd »

Você não está confundindo a definição de derivada? Ela geralmente é dada por:

[tex3]f'(x)=\lim_{h \to 0} \frac{f(x+h) - f(x)}{h}[/tex3]

Daí, se [tex3]f(x)=4x-x^2[/tex3] :

[tex3]f'(x)=\lim_{h \to 0} \frac{[4(x+h)-(x+h)^2] - [4x-x^2]}{h} = \lim_{h \to 0} \frac{4x+4h-x^2-2xh-h^2-4x+x^2)}{h} [/tex3]

Simplificando:

[tex3]= \lim_{h \to 0} \frac{-2xh+4h-h^2}{h} = \lim_{h \to 0} -2x+4-h = \boxed{-2x+4} [/tex3]




Avatar do usuário
ragefloyd
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: Ter 13 Abr, 2021 09:41
Última visita: 20-12-21
Dez 2021 08 12:02

Re: Cálculo - Derivadas

Mensagem não lida por ragefloyd »

Depois de matutar um pouco, a definição de derivada que você está usando não está errada (ela representa de fato a derivada, conceitualmente), mas não é possível calcular a derivada a partir dela (pelo menos não nesse caso) pois o denominador da fração tende a zero mas não pode ser cancelado com o numerador (que é como se esquiva do zero no denominador com a definição que eu usei). Note que a definição que eu usei trata-se da derivada em função da diferença [tex3]h[/tex3] entre o que na sua definição seria [tex3]x[/tex3] e [tex3]p[/tex3] , levando essa diferença a zero (ou seja, o limite no qual [tex3]x[/tex3] aproxima [tex3]p[/tex3] , assim [tex3]x-p[/tex3] tende a zero, como na sua). Como na minha definição [tex3]h[/tex3] é um fator comum após as simplificações, é possível cancelar o denominador.

Em adendo, na sua definição, note que no ponto em que você chegou no cálculo há um fator "pseudo-comum", pois ambos os termos no numerador contém [tex3][4-(x \text{ ou } p)][/tex3] , ou seja, se [tex3]x=p[/tex3] , poderíamos fatorar em [tex3](x-p)(4-x)[/tex3] , mas é claro que não se pode tirar o limite de uma incógnita em apenas um membro, então esse limite levaria ao caso [tex3]\frac{0}{0}[/tex3] , que representa um limite indeterminado. Ilustrando esse fato de que não se pode tirar um limite seletivo desta forma, se ignoramos isso e cancelamos o denominador com o fator igual no numerador, obtemos [tex3]f'(x)=4-x[/tex3] , o que é incorreto.

tl;dr: a formula que você usou faz sentido, mas causa problemas no cálculo da derivada em si.
Última edição: ragefloyd (Qua 08 Dez, 2021 12:09). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
snooplammer
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1701
Registrado em: Seg 24 Out, 2016 14:18
Última visita: 17-04-24
Dez 2021 08 12:14

Re: Cálculo - Derivadas

Mensagem não lida por snooplammer »

ragefloyd escreveu:
Qua 08 Dez, 2021 12:02
Depois de matutar um pouco, a definição de derivada que você está usando não está errada (ela representa de fato a derivada, conceitualmente), mas não é possível calcular a derivada a partir dela (pelo menos não nesse caso) pois o denominador da fração tende a zero mas não pode ser cancelado com o numerador (que é como se esquiva do zero no denominador com a definição que eu usei). Note que a definição que eu usei trata a derivada em função da diferença [tex3]h[/tex3] entre o que na sua definição seria [tex3]x[/tex3] e [tex3]p[/tex3] e leva essa diferença a zero (ou seja, o limite no qual [tex3]x[/tex3] aproxima [tex3]p[/tex3] , assim [tex3]x-p[/tex3] tende a 0, como na sua). Como na minha definição [tex3]h[/tex3] é um fator comum após as simplificações, é possível cancelar o denominador.

Em adendo, na sua definição, note que no ponto em que você chegou no cálculo há um fator "pseudo-comum", pois ambos os termos no numerador contém [tex3][4-(x \text{ ou } p)][/tex3] , ou seja, se [tex3]x=p[/tex3] , poderíamos fatorar em [tex3](x-p)(4-x)[/tex3] , mas é claro que não se pode tirar o limite de uma incógnita em apenas um membro, então esse limite levaria ao caso [tex3]\frac{0}{0}[/tex3] , que representa um limite indeterminado.

tl;dr: a formula que você usou faz sentido, mas causa problemas no cálculo da derivada em si.
Se as definições são equivalentes, por que uma dá problema e a outra não? Seu argumento faz sentido? Definições equivalentes deveriam chegar em um mesmo resultado, né? Pense sobre isso.

Eu irei deixar em spoiler a forma pra resolver usando a definição do [tex3]x \rightarrow p[/tex3] , que também é só manipulação algébrica.
Resposta

[tex3]\lim_{x \rightarrow p} \frac{f(x) - f(p)}{x - p} = \frac{4x - x^2 -(4p - p^2)}{x - p} = \frac{4(x - p) + p^2 - x^2}{x - p} = \frac{4(x- p)+(p - x)(p + x)}{x - p} = 4 - (p + x)[/tex3]

Como x tende a p, [tex3]f'(x) = 4 - 2x[/tex3]
Última edição: snooplammer (Qua 08 Dez, 2021 12:16). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
ragefloyd
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: Ter 13 Abr, 2021 09:41
Última visita: 20-12-21
Dez 2021 08 12:20

Re: Cálculo - Derivadas

Mensagem não lida por ragefloyd »

snooplammer De fato, erro meu não perceber essa fatoração. Obrigado por esclarecer. Como em casos em que o limite resulta em 0/0 geralmente precisa-se encontrar uma forma de esquivar isso, supus que o uso dessa definição simplesmente tinha esse problema. Não sei afirmar algo tão geral como se definições equivalentes invariavelmente chegam ao mesmo resultado e são sempre possíveis de se usar para todo caso.

Última edição: ragefloyd (Qua 08 Dez, 2021 12:24). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Superior”