Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino SuperiorDensidade dos Irracionais(Demonstração) Tópico resolvido

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Marcos2812
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Fev 2021, 13:42
Última visita: 27-08-22
Mai 2021 04 11:51

Densidade dos Irracionais(Demonstração)

Mensagem não lida por Marcos2812 »

Um subconjunto X de um corpo ordenado K é
dito denso (em K) quando entre quaisquer dois elementos distintos de K há pelo
menos um elemento de X. Em outras palavras, vale;
X ∩ (α, β) é diferente de ∅, para todo intervalo aberto (α, β) ⊂ K. Prove que o conjunto dos números irracionais é denso nos Reais.

Alguém me ajuda nessa?

Editado pela última vez por Marcos2812 em 04 Mai 2021, 11:58, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário

deOliveira
5 - Mestre
Mensagens: 978
Registrado em: 31 Ago 2017, 08:06
Última visita: 05-03-23
Localização: São José dos Campos
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 364 vezes
Mai 2021 04 13:28

Re: Densidade dos Irracionais(Demonstração)

Mensagem não lida por deOliveira »

Sejam [tex3]a< b\in\mathbb R[/tex3] . Quero mostrar que existe um número irracional no intervalo [tex3](a,b)[/tex3] .

Tome [tex3]x\in\mathbb{R-Q}[/tex3] . Então [tex3]x\ne0[/tex3] . Suponha [tex3]x>0[/tex3] (se [tex3]x<0[/tex3] o raciocínio é o mesmo usando [tex3]-x[/tex3] ).
Como [tex3]a< b[/tex3] e [tex3]x>0[/tex3] , então [tex3]\frac ax<\frac bx[/tex3] .
Como [tex3]\mathbb Q[/tex3] é denso em [tex3]\mathbb R[/tex3] existe [tex3]r\in\mathbb Q[/tex3] tal que [tex3]\frac ax< r<\frac bx[/tex3] .
O que implica que [tex3]a< rx< b[/tex3] .
Se [tex3]r\ne0[/tex3] então [tex3]rx\not\in\mathbb Q[/tex3] , pois caso contrário teríamos [tex3]rx=s\in\mathbb Q\implies x=\frac sr\in\mathbb Q[/tex3] o que é uma contradição pois tomamos [tex3]x\in\mathbb{R-Q}[/tex3] .
Se [tex3]r=0[/tex3] então [tex3]xr=0[/tex3] , daí aplicamos o mesmo raciocínio para obter [tex3]r'\in\mathbb Q[/tex3] com [tex3]a< r'x <0< b[/tex3] .

Espero ter ajudado.

Saudações.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ensino Superior”