Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino SuperiorFunção racional Tópico resolvido

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
CristhianCR
Pleno
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Set 2018, 21:18
Última visita: 13-04-21
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 1 vez
Set 2020 24 14:33

Função racional

Mensagem não lida por CristhianCR »

Suponha que [tex3]f[/tex3] definida e continua em [tex3]\mathbb{R}[/tex3] e [tex3]f(x)= 0[/tex3] para todo [tex3]x[/tex3] racional . prove que [tex3]f(x)=0[/tex3] para todo x real.





se alguém puder me ajudar nesta questão fico grato

Avatar do usuário

AnthonyC
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 964
Registrado em: 09 Fev 2018, 19:43
Última visita: 21-02-24
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes
Set 2020 25 23:46

Re: Função racional

Mensagem não lida por AnthonyC »

Vamos utilizar pra esse o Teorema da Conservação de Sinal:
Seja [tex3]f(x)[/tex3] uma função contínua.
  • Se [tex3]f(a)>0[/tex3], então existe um [tex3]\delta>0[/tex3], tal que se [tex3]x\in(a-\delta,a-\delta)[/tex3], então [tex3]f(x)>0[/tex3].
  • Se [tex3]f(a)<0[/tex3], então existe um [tex3]\delta'>0[/tex3], tal que se [tex3]x\in(a-\delta',a-\delta')[/tex3], então [tex3]f(x)<0[/tex3].
Em outras palavras, se eu possuir uma função contínua, eu consigo encontrar um intervalo em torno de um ponto, tal que a função possuí o mesmo sinal da função calculada naquele ponto.
Sendo assim, seja [tex3]x=i,~~i\in\mathbb{I}[/tex3], tal que [tex3]f(i)>0[/tex3]. Como a função é contínua, então podemos aplicar o Teorema. Assim, existe um [tex3]\delta>0[/tex3], tal que se [tex3]x\in(i-\delta,i+\delta)[/tex3], então [tex3]f(x)>0[/tex3]. Porém, os racionais são densos entre os reais, então em qualquer intervalo podemos encontrar um racional. Assim, existe um racional [tex3]q\in(i-\delta,i+\delta)[/tex3]. Pela definição da função, temos que [tex3]f(q)=0[/tex3], o que contradiz o teorema. Assim, não existe [tex3]x=i,~~i\in\mathbb{I}[/tex3] , tal que [tex3]f(i)>0[/tex3] . Usando exatamente o mesmo raciocínio para um [tex3]x=i',~~i'\in\mathbb{I}[/tex3], tal que [tex3]f(i')<0[/tex3], obteremos a mesma contradição. Assim, não existe [tex3]x[/tex3], tal que [tex3]f(x)\neq0[/tex3]. Logo, [tex3]f(x)=0,~~\forall ~x\in \mathbb{R}[/tex3].

[tex3]\color{YellowOrange}\textbf{Não importa o quanto se esforce ou evolua, você sempre estará abaixo do Sol}[/tex3]
[tex3]\textbf{Escanor}[/tex3]

Autor do Tópico
CristhianCR
Pleno
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Set 2018, 21:18
Última visita: 13-04-21
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 1 vez
Set 2020 27 04:24

Re: Função racional

Mensagem não lida por CristhianCR »

AnthonyC escreveu: 25 Set 2020, 23:46 Vamos utilizar pra esse o Teorema da Conservação de Sinal:
Seja [tex3]f(x)[/tex3] uma função contínua.
  • Se [tex3]f(a)>0[/tex3], então existe um [tex3]\delta>0[/tex3], tal que se [tex3]x\in(a-\delta,a-\delta)[/tex3], então [tex3]f(x)>0[/tex3].
  • Se [tex3]f(a)<0[/tex3], então existe um [tex3]\delta'>0[/tex3], tal que se [tex3]x\in(a-\delta',a-\delta')[/tex3], então [tex3]f(x)<0[/tex3].
Em outras palavras, se eu possuir uma função contínua, eu consigo encontrar um intervalo em torno de um ponto, tal que a função possuí o mesmo sinal da função calculada naquele ponto.
Sendo assim, seja [tex3]x=i,~~i\in\mathbb{I}[/tex3], tal que [tex3]f(i)>0[/tex3]. Como a função é contínua, então podemos aplicar o Teorema. Assim, existe um [tex3]\delta>0[/tex3], tal que se [tex3]x\in(i-\delta,i+\delta)[/tex3], então [tex3]f(x)>0[/tex3]. Porém, os racionais são densos entre os reais, então em qualquer intervalo podemos encontrar um racional. Assim, existe um racional [tex3]q\in(i-\delta,i+\delta)[/tex3]. Pela definição da função, temos que [tex3]f(q)=0[/tex3], o que contradiz o teorema. Assim, não existe [tex3]x=i,~~i\in\mathbb{I}[/tex3] , tal que [tex3]f(i)>0[/tex3] . Usando exatamente o mesmo raciocínio para um [tex3]x=i',~~i'\in\mathbb{I}[/tex3], tal que [tex3]f(i')<0[/tex3], obteremos a mesma contradição. Assim, não existe [tex3]x[/tex3], tal que [tex3]f(x)\neq0[/tex3]. Logo, [tex3]f(x)=0,~~\forall ~x\in \mathbb{R}[/tex3].
obrigado pela bela explicação !

me ajudou muito

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ensino Superior”