Ensino SuperiorDerivadas

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:23486)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Set 2019 22 13:11

Derivadas

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:23486) »

Os primeiros ensaios sobre a formulação de modelos matemáticos para descrever a dinâmica de populações são datados dos séculos XVIII e XIX. Esses modelos tentam explicar as dinâmicas populacionais, observando as relações entre espécies e espécies predadoras dentro de um mesmo ambiente. Alfred Lotka (1880-1949) e Vito Volterra (1860-1940) propuseram, em 1925 e 1926, respectivamente e individualmente um modelo para a interação entre espécies. O modelo do matemático Vito Volterra pretendia descrever o observado aumento da população de uma espécie de peixe predador, e a consequente diminuição da população de uma espécie de peixe presa, no Mar Adriático, durante a Primeira Guerra Mundial. Um modelo similar a esse foi aplicado por 20 anos em uma represa com o peixe predador traíra e o peixe presa tilápia. Os dados tabulados, abaixo, referem-se à população de tilápias em alguns desses anos. (Tabela anexa)


Com base nessas informações, responda os subitens a seguir:

a) Utilizando um software apropriado, obtenha o polinômio que interpola os pontos tabulados para obter uma função que represente a dinâmica populacional de peixes presa. (Sugestão de softwares: Graphmatica e Geogebra).


b) Para verificar a precisão da aproximação obtida, imprima a tela do software, com os pontos da tabela locados e o gráfico da função polinomial. É importante que esse gráfico passe por todos os pontos. Caso isso não aconteça, altere tanto as opções de interpolação oferecidas pelo software, como o grau do polinômio, por exemplo, até obter uma melhor aproximação.


c) Imprima, em escala conveniente, e cole os gráficos das primeira e segunda derivadas e identifique os pontos críticos dessas funções fornecidos pelo software. Você usará essas informações nas próximos pedidos.

d) Determine os intervalos de tempo em que a população de tilápias está aumentando. Use as informações obtidas pelo software e justifique à luz dos gráficos das derivadas.

e) Visto que o aumento da população da espécie de peixe predador provoca diminuição da população ;ali! espécie de peixe presa, determine os intervalos de tempo em que a referida situação ocorre. Justifique à luz dos gráficos das derivadas.

f) Determine os instantes em que a população de tilápias para de crescer e começa a diminuir. Justifique à luz dos gráficos das primeira e segunda derivadas.

g) Considerando o intervalo de 20 anos do estudo, determine o tempo decorrido em anos, meses e dias, entre o início do estudo e o tempo em que ocorre o valor máximo, e o início do estudo e o tempo em que ocorre o valor mínimo da população de tilápias.

h) Determine a maior e a menor quantidade de tilápias existentes no lago, durante o período do estudo.

i) Um primeiro indicador de que a população de traíras está aumentando é o fato de que a taxa de crescimento da população de tilápias, crescente em alguns períodos, passa a ser decrescente em certos momentos. Determine os instantes em que isso ocorre. Justifique à luz dos gráficos das derivadas.

j) Identifique os períodos em que a taxa de variação da população de presas está crescendo, provocando a desaceleração da velocidade de crescimento dos predadores. Justifique à luz do estudo das derivadas.
Anexos
20190922_130718.jpg
20190922_130718.jpg (26.24 KiB) Exibido 277 vezes

Última edição: caju (Dom 22 Set, 2019 13:14). Total de 1 vez.
Razão: arrumar título (regra 4).



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Derivação usando a definição de derivadas
    por gabibibi » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    3199 Exibições
    Última msg por Cardoso1979
  • Nova mensagem Derivação usando a definição de derivadas
    por gabibibi » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    3381 Exibições
    Última msg por Cardoso1979
  • Nova mensagem Derivadas com função trigonométrica
    por gabibibi » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    750 Exibições
    Última msg por Cardoso1979
  • Nova mensagem Derivadas
    por Hanako » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    206 Exibições
    Última msg por Loreto
  • Nova mensagem Derivadas Parciais
    por Ztriine » » em Ensino Superior
    0 Respostas
    354 Exibições
    Última msg por Ztriine

Voltar para “Ensino Superior”