Ensino SuperiorPrincípio de Eletricidade e Magnetismo (Pergunta 02) Tópico resolvido

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnaCarolina22
Pleno
Mensagens: 65
Registrado em: Dom 24 Mar, 2019 16:43
Última visita: 31-07-21
Ago 2019 21 16:10

Princípio de Eletricidade e Magnetismo (Pergunta 02)

Mensagem não lida por AnaCarolina22 »

Quando um objeto condutor carregado eletricamente é ligado à superfície da Terra por material também bom condutor, na ausência de cargas elétricas próximas, a tendência é que o condutor torne-se descarregado. Entretanto, a presença de cargas elétricas próximas pode fazer com que as cargas elétricas se distribuam na extremidade mais próxima ao condutor aterrado.

Uma esfera carregada com 3 Uc de carga é aproximada de uma esfera condutora. A esfera é aterrada por alguns instantes, o aterramento é cortado, e depois a esfera carregada é afastada. Qual a carga resultante na esfera condutora?

Alternativas:

A) 0

B) -3Uc

C) 3Uc

D) 5Uc

E) - 5Uc




Avatar do usuário
Matheusrpb
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 504
Registrado em: Sex 09 Mar, 2018 17:55
Última visita: 04-12-23
Ago 2019 21 20:28

Re: Princípio de Eletricidade e Magnetismo (Pergunta 02)

Mensagem não lida por Matheusrpb »

O processo de eletrização em questão é a indução. Ao aproximar o corpo eletrizado de um corpo neutro, ocorre uma separação de cargas neste, concedendo ao sistema, formado pelas duas esferas, uma carga de [tex3]Q_T = +3 \space \mu C[/tex3] . Ao aterrar a esfera, o sistema será neutralizado, ou seja, deram "retirados" [tex3]+3 \space \mu C[/tex3] da esfera que estava inicialmente neutra. Ao cortar o aterramento, a esfera, que estava neutra no início ficará com carga total de [tex3]Q_T = -3 \space \mu C[/tex3] .
Obs: Deixei um esquema em anexo para melhor compreensão, qualquer dúvida pode perguntar.
IMG_20190821_201838770.jpg
IMG_20190821_201838770.jpg (20.22 KiB) Exibido 1301 vezes



Por que você me deixa tão solto ? E se eu me interessar por alguém ?

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Superior”