Ensino SuperiorProdução e produtividade Tópico resolvido

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Estudioso
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 00:13
Última visita: 02-05-21
Abr 2019 16 15:14

Produção e produtividade

Mensagem não lida por Estudioso »

1)Produção e produtividade são conceitos importantes na Economia, sendo que a produtividade é igual à razão entre a produção e o fator de produção utilizado. Assinale a alternativa que melhor descreve esses dois termos:

a)Para fazer aumentar a produtividade do trabalho, é preciso produzir 50% a mais, mesmo que utilizando o dobro de trabalho.
b) Quando a produtividade do trabalho cai, é possível utilizar menos pessoas e produzir a mesma coisa.
c) A produtividade do trabalho aumenta quando utilizamos menos trabalho e produzimos a mesma quantidade anterior de bens.
d) A produtividade do trabalho aumenta quando utilizamos mais trabalho na mesma produção.
e) A produtividade do trabalho cai quando utilizamos menos trabalho na produção.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 16 15:34

Re: Produção e produtividade

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Oi, eu de novo :) Do enunciado, "a produtividade é igual à razão entre a produção e o fator de produção utilizado", ou seja, [tex3]\text{produtividade} = \frac{ \text{produção} }{ \text{fator de produção utilizado}}[/tex3] . Se a minha produção se mantém constante enquanto o fator de produção diminui, então a produtividade aumenta. Por exemplo, suponha que uma fábrica com 10 funcionários consegue produzir 100 kg de alguma coisa em um certo período de tempo. A produtividade, assim, será [tex3]\text{p} = \frac{100}{10} = 10[/tex3] . Suponha, agora, que esses 10 funcionários serão substituídos por apenas 5 que conseguem produzir a mesma quantidade de material no mesmo intervalo de tempo. A nova produtividade será [tex3]p =\frac{100}{5} = 20[/tex3] . Entende?



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Estudioso
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 00:13
Última visita: 02-05-21
Abr 2019 16 15:37

Re: Produção e produtividade

Mensagem não lida por Estudioso »

MateusQqMD escreveu:
Ter 16 Abr, 2019 15:34
Oi, eu de novo :) Do enunciado, "a produtividade é igual à razão entre a produção e o fator de produção utilizado", ou seja, [tex3]\text{produtividade} = \frac{ \text{produção} }{ \text{fator de produção utilizado}}[/tex3] . Se a minha produção se mantém constante enquanto o fator de produção diminui, então a produtividade aumenta. Por exemplo, suponha que uma fábrica com 10 funcionários consegue produzir 100 kg de alguma coisa em um certo período de tempo. A produtividade, assim, será [tex3]\text{p} = \frac{100}{10} = 10[/tex3] . Suponha, agora, que esses 10 funcionários serão substituídos por apenas 5 que conseguem produzir a mesma quantidade de material no mesmo intervalo de tempo. A nova produtividade será [tex3]p =\frac{100}{5} = 20[/tex3] . Entende?
Grato pela explicação amigo! :D



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 16 16:10

Re: Produção e produtividade

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Por nada :)

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Superior”