Ensino SuperiorDiagonalização de Matrizes

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
CAPITÃOVERDI
Pleno
Mensagens: 68
Registrado em: Qua 21 Fev, 2018 20:20
Última visita: 07-06-19
Jan 2019 05 14:52

Diagonalização de Matrizes

Mensagem não lida por CAPITÃOVERDI »

Suponha que eu queira verificar se uma matriz A é diagonalizável. Então eu encontro o polinômio característico, acho os autovalores e monto as equações para encontrar os autovetores.

Aí surge o problema. Para um certo autovalor, o único autovetor possível é o vetor [tex3]\vec{0}[/tex3] .

Dessa forma, sendo a matriz A 3x3, a matriz diagonalizadora seria algo do tipo:

[tex3]\begin{pmatrix}
3 & 2 & 0 \\
1 & 0 & 0 \\
3 & 1 & 0\\
\end{pmatrix}[/tex3]

Ou seja, usando os autovetores encontrados eu achei 2 autovetores e o vetor 0. Nesse caso eu posso já afirmar que a matriz não é diagonalizável? Ou devo proceder como usual?

PS: Outra dúvida que eu tenho é se toda matriz real possui a mesma quantidade de valores próprios que sua dimensão. E é possível uma matriz ter 0 valores próprios?

Visto que o essa matriz não é invertível creio eu que já posso afirmar que não é possível diagonalização.

Última edição: caju (Sáb 05 Jan, 2019 15:50). Total de 2 vezes.
Razão: arrumar título.


PUA, redpill and economics.

Avatar do usuário
erihh3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 559
Registrado em: Dom 16 Set, 2018 12:59
Última visita: 15-10-23
Jan 2019 06 15:14

Re: Diagonalização de Matrizes

Mensagem não lida por erihh3 »

Isso. Ela não é invertível. Portanto não existe a inversa para que seja semelhante a matriz diagonalizada.


Quando você diz valores próprios, esta querendo dizer autovalores?

Outra dúvida que eu tenho é se toda matriz real possui a mesma quantidade de valores próprios que sua dimensão.

Não necessariamente. Uma matriz pode ter autovalores iguais.

é possível uma matriz ter 0 valores próprios?

Se estivermos falando de matriz reais, é possível. Se forem permitidos complexos, não.



Ciclo Básico - IME

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Superior”