Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino Superior0-forma, 1-forma, 2-forma e campo conservativo

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
MikeBillsZ
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Nov 2017, 15:02
Última visita: 05-12-17
Nov 2017 12 15:25

0-forma, 1-forma, 2-forma e campo conservativo

Mensagem não lida por MikeBillsZ »

Eu preciso resolver essa questão, mas não achei uma explicação suficiente no Youtube, nem em alguns livros como George B Thomas, pra entender os conceitos.

Sejam um campo n-vetorial [tex3]\vec{f}:D\underset{ab.}{\subseteq}\Re^n\rightarrow\Re^n[/tex3] (i.e., com [tex3]m:=n[/tex3] ) e a 1-forma [tex3]\omega:=\vec{f}\cdot d\vec{x}:D\underset{ab.}{\subseteq}\Re^n\rightarrow\Re^{n^*}[/tex3] (sendo [tex3]\Re^{n^*}:=\mathscr{L}(\Re^n,\,\Re)[/tex3] o espaço dual). Verifique que, para uma 0-forma (i.e., campo escalar) [tex3]g:D\underset{ab.}{\subseteq}\Re^n\rightarrow\Re[/tex3] , são equivalentes:
[tex3]\underset{\text{é uma 1-forma exata}}{\omega:= \operatorname{d}g}\Longleftrightarrow\underset{\text{é um campo conservativo}}{\vec{f}:=\nabla g}[/tex3]
Descreva o campo 2-vetorial [tex3]\vec{f}(x,y):=1/y(-1,x/y)[/tex3] como uma 1-forma [tex3]\omega:=\vec{f}\cdot\operatorname{d}\vec{x}[/tex3] e verifique que ela é exata, i.e., [tex3]\omega=\operatorname{d}g=\nabla g\cdot\operatorname{d}\vec{x}[/tex3] .

Alguém pode me explicar o que é 0-forma, 1-forma, 2-forma e campo conservativo? Eu gostaria de algum exemplo prático, além de uma explicação teórica, pra conseguir entender. Digamos...

Seja um campo vetorial [tex3]\vec f (\vec x) = ((2-x^3)y^2, x^2y^3 -2)[/tex3] que leva de [tex3]R^2[/tex3] em [tex3]R^2[/tex3] (ou seja, é um campo 2-vetorial, certo? Essa é uma nomenclatura certa?)

Quais são as 0-forma, 1-forma e 2-forma dele? E como eu uso isso pra provar que é um campo conservativo? Eu realmente fiquei muito confuso. Não sei se 0-forma é uma aplicação, se é uma forma de escrever o campo... Enfim, não entendi. Alguém pode me explicar? Obrigado, desde já.

Editado pela última vez por caju em 12 Nov 2017, 21:52, em um total de 2 vezes.
Razão: Retirar enunciado da imagem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ensino Superior”