Ensino SuperiorIndicadores de Desempenho

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
soaresleo
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Ter 03 Out, 2017 10:09
Última visita: 03-10-17
Out 2017 03 10:41

Indicadores de Desempenho

Mensagem não lida por soaresleo »

Olá, prezados!

Sou administrador de empresas e trabalho como consultor em planejamento estratégico. Meu trabalho envolve criação/gestão de indicadores de desempenho. Tenho uma dúvida bem simples a respeito das medidas de desempenho desses indicadores (na verdade gostaria de confirmar se o meu raciocínio está certo).

Bem, para um determinado número de clientes, temos os seguintes indicadores de desempenho:
Receita (faturamento da empresa).
Resultado Operacional Líquido - ROL (lucro da empresa).
... dentre outros que não possuem relevância para esta dúvida.

Para cada indicador, temos metas. Há um cliente em específico, cuja meta de ROL (lucro) para o mês de setembro foi de -9,34% (prejuizo). Isso porque a empresa vinha de uma série histórica bastante negativa (em julho e agosto, tiveram prejuizo de 21,3% e 11,45%, respectivamente). Então, as metas de ROL para esse cliente vão crescendo progressivamente até se tornarem positivas ao final do ano.

Venho apresentado os desempenhos desses indicadores através de percentuais de atingimento das metas. Por exemplo, para RECEITA:
Meta:$39.298,50.
Resultado: $34.785,37.
Desempenho: 88,53% (resultado dividido pela meta).


Porém, estou com dúvida quanto a apresentação do desempenho do ROL através do mesmo cálculo para o mês de setembro:
Meta: -9,34%.
Resultado: -6,07%.
Desempenho (calculado da mesma forma que o da Receita): 64,99%.


Ora, se o resultado foi superior à meta (nesse caso, "menos negativo" que meta), o desempenho deveria ser de, pelo menos, 100% + "alguma coisa".
A solução que encontrei foi de inverter o cálculo nesses casos:
Desempenho = -9,34%/-6,07% = 154%.

Esse número parece fazer mais sentido e, ao menos segundo meus conhecimentos básicos de matemática, representa o inverso do que é calculado por padrão (o inverso de x é 1/x).

Sei que isso se resolveria adotando outra métrica, a de percentuais de ULTRAPASSAGEM (ou não) da meta. Seria o caso de fazer x/y-1.
No entanto, já estabeleci todo um padrão de medição, e esses percentuais são mais fáceis de o cliente entender.

Senhores(as), digam-me que estou correto, por favor :D
Fiquem à vontade para explicações e/ou comentários adicionais.

Muito obrigado!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Superior”