Ensino SuperiorDemonstração Teorema - Propriedade entre inteiros - PBO

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Schuler8
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Sex 22 Abr, 2016 15:17
Última visita: 19-07-16
Jul 2016 11 13:42

Demonstração Teorema - Propriedade entre inteiros - PBO

Mensagem não lida por Schuler8 »

Estou iniciando meus estudos em provas e demonstrações, caso tenham indicações de livros ou textos ficaria grato.

Utilizando o Princípio da Boa Ordenação demonstrar porque para todo [tex3]m, n \in \mathbb{Z}[/tex3] temos [tex3]m<n\Leftrightarrow m+1\leq n[/tex3]

Considerei provar por contradição e defini o conjunto A = {[tex3]m, n \in \mathbb{Z} \mid m>n\rightarrow m+1\leq n[/tex3] } , desta forma a existência do conjunto A invalida a proposição.

O conjunto A tem assim um menor elemento, a saber [tex3]m_0[/tex3] , que pertence a ele. Porem isso implica:

[tex3]m_0+1\leq n <m_0\rightarrow m_0+1-m_0\leq n-m_0 <m_0-m_0\rightarrow 1\leq n-m_0 <0[/tex3]

O que seria um absurdo, o que me levou a concluir que [tex3]A= \emptyset[/tex3] , provando a definição (pensando na implicação inversa chegaria ao mesmo resultado).

Caso alguém possa avaliar se meu raciocínio esta correto, assim como a demonstração.

Agradeço a atenção.

Última edição: Schuler8 (Seg 11 Jul, 2016 13:42). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Superior”