Ensino SuperiorEstatística

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
crrjrbh
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Seg 03 Mar, 2008 13:06
Última visita: 26-03-08
Localização: Belo Horizonte
Mar 2008 24 18:23

Estatística

Mensagem não lida por crrjrbh »

Marque V ou F nas sentenças a seguir, e assinale a opção que contenha a seqüência correta:

( ) Estatística é um conjunto de técnicas destinadas a organizar um conjunto de valores.
( ) Qualquer amostra representa, de forma adequada, uma população.
( ) A estatística descritiva fornece uma maneira adequada de tratar um conjunto de valores, com finalidade de conhecermos o fenômeno de interesse.
( ) A Freqüência Relativa é a porcentagem de valores consistentes em qualquer banco de dados , em relação à metade da população.

a) V, F, F, V
b) V, V, V, V
c) F, F, V, F
d) V, V, F, F

Ai na hora em que fazia a seqüência que achei foi (F, V, V, F). O problema é que a minha seqüência não era uma das opções de resposta, então usei da lógica pra escolher a resposta "d" (V, V, F ,F), já que tinha uma certa certeza de que a última afirmativa era falsa e de que a segunda era verdadeira.
Eu fiz está prova hoje, e estou mandando a cópia deste post pra minha professora de estatística que provavelmente me responderá isto até quarta-feira, mas até lá alguém ai provavelmente me responde a seqüência correta, se é que a mesma está representada nas opções de resposta, até por isso pergunto isto aqui, para que caso haja algum erro na questão eu possa reclamar em tempo hábil.
Obrigado!



Carlos Roberto Rodrigues Júnior

Avatar do usuário
Karl Weierstrass
2 - Nerd
Mensagens: 716
Registrado em: Sex 29 Fev, 2008 02:06
Última visita: 18-01-17
Localização: Holos
Abr 2008 16 17:32

Re: Estatística

Mensagem não lida por Karl Weierstrass »

i) Estatística é um conjunto de técnicas destinadas a organizar um conjunto de valores. Falsa.

Segundo Gilberto de Andrade Martins (Estatística Geral e Aplicada. 2. ed. Atlas):

[tex3]\hspace{70}[/tex3] [...] Sinteticamente, estatística é a ciência dos dados [tex3]\text{-}[/tex3] uma ciência para o produtor e o consumidor de informações numéricas. Ela envolve coleta, classificação, sumarização, organização, análise e interpretação de dados.

ii) Qualquer amostra representa, de forma adequada, uma população. Falsa.

Segundo Nilza Nunes da Silva (Amostragem Probabilística. Edusp):

[tex3]\hspace{70}[/tex3] [...] O plano de amostragem compreende a definição do tamanho e do desenho da amostra, consistindo também na escolha de procedimentos para cálculos das estimativas (kish, 1965). A proposta preliminar de análise de dados (plano inicial), bem como os recursos disponíveis sobre os critérios de custo e precisão dos resultados.

[tex3]\hspace{70}[/tex3] O desenho da amostra consiste em decidir o modelo de sorteio ou o tipo de amostra (sistemática, casual simples, estratificada, por conglomerados) adequando-se às condições propostas no plano de observação. Nessa etapa, a população de estudo é delimitada em termos espaciais e temporais, viabilizando-se a identificação, mesmo que indireta, do total de elementos que a compõem. O rol ou a listagem desses elementos forma o sistema ou cadastro, do qual a a amostra será sorteada.

[tex3]\hspace{70}[/tex3] O tamanho da amostra resultará da conciliação do atendimento do plano de análise proposto com as limitações dos recursos disponíveis [...]

iii) A estatística descritiva fornece uma maneira adequada de tratar um conjunto de valores, com finalidade de conhecermos o fenômeno de interesse. Verdadeira.

iv) A Freqüência Relativa é a porcentagem de valores consistentes em qualquer banco de dados, em relação à metade da população. Falsa.

Segundo Geraldo Luciano Toledo (Estatística Básica. 2. ed. Atlas):

[tex3]\hspace{70}[/tex3] [...] A freqüência simples relativa representa a proporção de observações de um valor individual ou de uma classe, em relação ao número total de observações [...]

Comentários:

(i) De acordo com o autor citado, fica claro que a estatística não se limita apenas a organizar um conjunto de valores.

(ii) No Aurélio, uma das acepções do adjetivo adequado é ajustado. Porém, creio que a locução "Qualquer amostra" vai de encontro ao trecho citado como referência.

Vou ficar com a alternativa C.

Última edição: Karl Weierstrass (Qua 16 Abr, 2008 17:32). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Estatística
    por retrofuture » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    833 Exibições
    Última msg por Dinamarca
  • Nova mensagem Probabilidade e Estatística
    por wandsspider » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    2319 Exibições
    Última msg por csmarcelo
  • Nova mensagem ESTATISTICA
    por carolribeirom » » em Ensino Superior
    0 Respostas
    173 Exibições
    Última msg por carolribeirom
  • Nova mensagem Estatistica é uma mentira
    por EinsteinGenio » » em Off-Topic
    12 Respostas
    2545 Exibições
    Última msg por iammaribrg
  • Nova mensagem (CESPE) Estatística
    por ALANSILVA » » em Concursos Públicos
    3 Respostas
    761 Exibições
    Última msg por petras

Voltar para “Ensino Superior”