Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino SuperiorDuvida em uma demonstração de funções inversas Tópico resolvido

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Marquest
sênior
Mensagens: 32
Registrado em: 27 Jun 2021, 15:55
Última visita: 26-12-23
Jan 2022 23 21:15

Duvida em uma demonstração de funções inversas

Mensagem não lida por Marquest »

Olá pessoal, eu estou tentando desenvolver uma demonstração aqui, mas encontro certas dificuldades.. O enunciado da demonstração é o seguinte:
Dada uma função [tex3]f:A \rightarrow B[/tex3] , temos [tex3]f^{-1}(B)=A[/tex3]

O que eu já tinha feito:
Temos [tex3]x \in A \Longleftrightarrow f(x) \in B \Longleftrightarrow x \in f^{-1}(B)[/tex3] , daí [tex3]A \subset f^{-1}(B)[/tex3] , por outro lado temos também [tex3]f^{-1}(B) \subset A[/tex3] , as duas inclusões mostram que [tex3]f^{-1}(B)=A[/tex3]

A dúvida é porque pra equivalencia [tex3]x \in A \Longleftrightarrow f(x) \in B[/tex3] ser válida, a [tex3]f[/tex3] precisa ser injetiva, mas dá pra ter uma demonstração sem ela ser injetiva? Me perdoem a pergunta boba é porque realmente eu não sei :roll:

Avatar do usuário

LostWalker
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 680
Registrado em: 04 Mar 2019, 16:34
Última visita: 10-04-24
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 119 vezes
Jan 2022 23 21:51

Re: Duvida em uma demonstração de funções inversas

Mensagem não lida por LostWalker »

Não. Pense assim:

Temos [tex3]a\neq b\,\,|\,\, f(a)=f(b)=c[/tex3] , logo, [tex3]f^{-1}(c)=a[/tex3] e [tex3]f^{-1}(c)=b[/tex3] , logo, [tex3]a=b[/tex3] , o que seria um absurdo.

"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Marquest
sênior
Mensagens: 32
Registrado em: 27 Jun 2021, 15:55
Última visita: 26-12-23
Jan 2022 23 23:11

Re: Duvida em uma demonstração de funções inversas

Mensagem não lida por Marquest »

LostWalker escreveu: 23 Jan 2022, 21:51 Não. Pense assim:

Temos [tex3]a\neq b\,\,|\,\, f(a)=f(b)=c[/tex3] , logo, [tex3]f^{-1}(c)=a[/tex3] e [tex3]f^{-1}(c)=b[/tex3] , logo, [tex3]a=b[/tex3] , o que seria um absurdo.
LostWalker, muito obrigado pela contribuição, mas acho que isso não responde muito bem a minha dúvida, eu estou achando que a [tex3]f[/tex3] ser injetiva é mesmo uma condição necessária e suficiente para provar que [tex3]f^{-1}(B)=A[/tex3] , eu digo isso porque o problema por hipotese não diz que a [tex3]f[/tex3] é injetiva, então teria que de alguma forma utilizar só a hipótese dada pra concluir que [tex3]f^{-1}(B)=A[/tex3] , mas não sei se é possível (ou não consigo mesmo), mas muito obrigado de qualquer forma. Digo isso porque algumas demontrações com imagem inversa da função não necessariamente precisa ter [tex3]f[/tex3] injetiva pra demonstração ser válida.
Avatar do usuário

LostWalker
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 680
Registrado em: 04 Mar 2019, 16:34
Última visita: 10-04-24
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 119 vezes
Jan 2022 23 23:36

Re: Duvida em uma demonstração de funções inversas

Mensagem não lida por LostWalker »

Marquest, na verdade, agora chamou minha atenção. Ao que eu lembra do estudo de conjuntos, para que um função seja inversível, é necessário que ela seja bijetora (injetora e sobrejetora). A menos que seja uma análise de um conjunto diferente do que eu tenho em mente.
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Marquest
sênior
Mensagens: 32
Registrado em: 27 Jun 2021, 15:55
Última visita: 26-12-23
Jan 2022 24 00:09

Re: Duvida em uma demonstração de funções inversas

Mensagem não lida por Marquest »

LostWalker escreveu: 23 Jan 2022, 23:36 Marquest, na verdade, agora chamou minha atenção. Ao que eu lembra do estudo de conjuntos, para que um função seja inversível, é necessário que ela seja bijetora (injetora e sobrejetora). A menos que seja uma análise de um conjunto diferente do que eu tenho em mente.
Pois bem, na verdade essa é uma imagem inversa de um conjunto dado por uma função não necessariamente a função precisa ser bijetiva, vou dar um exemplo nessa mesma questão que to querendo fazer e pode até exclarecer o que to querendo dizer, se eu disser que [tex3]x \in A \implies f(x) \in B \implies x \in f^{-1}(B)[/tex3] , estou tomando qualquer elemento de [tex3]A[/tex3] que está também em [tex3]f^{-1}(B)[/tex3] , disso eu concluo que [tex3]A \subset f^{-1}(B)[/tex3] , mas não vale a inclusão oposta, então se eu tomar [tex3]x \in f^{-1}(B)[/tex3] eu não iria chegar em que [tex3]x \in A[/tex3] , porque como a função não é injetiva, teria [tex3]f(x) \in B \nRightarrow x \in A[/tex3] , impossibilitando provar que [tex3]f^{-1}(B)=A[/tex3] , porém se fosse pra provar que [tex3]A \subset f^{-1}(B)[/tex3] , então [tex3]f[/tex3] não precisa ser injetiva pra isso ser verdade.
Editado pela última vez por Marquest em 24 Jan 2022, 00:12, em um total de 3 vezes.

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2230
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 8 vezes
Jan 2022 24 00:55

Re: Duvida em uma demonstração de funções inversas

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Não precisa ser bijetora? essa é uma inversa lateral então? Elas só existem ou se f for injetiva ou se f for sobrejetora.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Marquest
sênior
Mensagens: 32
Registrado em: 27 Jun 2021, 15:55
Última visita: 26-12-23
Jan 2022 24 13:01

Re: Duvida em uma demonstração de funções inversas

Mensagem não lida por Marquest »

FelipeMartin escreveu: 24 Jan 2022, 00:55 Não precisa ser bijetora? essa é uma inversa lateral então? Elas só existem ou se f for injetiva ou se f for sobrejetora.
Vou desistir dessa demonstração, porque nem to conseguindo entender o que eu fiz, mas obrigado pelas contribuições pessoal

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2230
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 8 vezes
Jan 2022 24 13:03

Re: Duvida em uma demonstração de funções inversas

Mensagem não lida por FelipeMartin »

φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Marquest
sênior
Mensagens: 32
Registrado em: 27 Jun 2021, 15:55
Última visita: 26-12-23
Jan 2022 25 10:14

Re: Duvida em uma demonstração de funções inversas

Mensagem não lida por Marquest »

Opa pessoal, com uma ajuda do meu professor agora consegui fazer uma solução boa, mas muito obrigado pelas contribuições, está aqui:

Temos [tex3]x \in A \implies f(x) \in B \implies x \in f^{-1}(B)[/tex3] , daí temos que [tex3]A \subset f^{-1}(B)[/tex3] , mas temos também por definição que [tex3]f^{-1}(B) \subset A[/tex3] , concluimos então que [tex3]f^{-1}(B)=A[/tex3]

Solução ficou mais simples e correta agora, valeu pessoal!
Editado pela última vez por Marquest em 25 Jan 2022, 15:06, em um total de 1 vez.

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2230
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 8 vezes
Jan 2022 26 09:09

Re: Duvida em uma demonstração de funções inversas

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Marquest, mas é inversa mesmo ou é pré-imagem?

φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Demonstração Teorema de Funções Inversas
    por Auto Excluído (ID:20100) » » em Ensino Médio
    0 Respostas
    1210 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:20100)
  • Nova mensagem FME - Funções - Funções Inversas
    por ocotoconinja » » em Ensino Médio
    2 Respostas
    2819 Exibições
    Última mensagem por ocotoconinja
  • Nova mensagem (IME 71) Funções trigonométricas inversas
    por Deleted User 23699 » » em IME / ITA
    1 Respostas
    1147 Exibições
    Última mensagem por Tassandro
  • Nova mensagem funções inversas
    por eliz2016 » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    1996 Exibições
    Última mensagem por petras
  • Nova mensagem Funções inversas - calcular e encontrar
    por Allan47 » » em Ensino Médio
    2 Respostas
    2523 Exibições
    Última mensagem por Allan47

Voltar para “Ensino Superior”