Observe
Uma solução:
Vamos determinar a projeção N = ( x , y , z ) de A sobre o plano
a. Para isso, vamos precisar que o vetor [tex3]\vec{AN}[/tex3]
seja paralelo ao vetor normal [tex3]\vec{n}[/tex3]
do plano
a.
A normal do plano
a ( 1.x + 1.y + 1.z - 4 = 0 ) é [tex3]\vec{n}[/tex3]
= ( 1 , 1 , 1 ).
Obtendo o vetor [tex3]\vec{AN}[/tex3]
:
[tex3]\vec{AN} = N - A = ( x , y , z ) - ( 3 , 1 , 3 ) = ( x - 3 , y - 1 , z - 3 ).[/tex3]
Da equação do plano, vem ;
x = 4 - y - z .
Resulta que;
[tex3]\vec{AN} = ( 1 - y - z \ , \ y - 1 \ , \ z - 3 ).[/tex3]
Como [tex3]\vec{n}[/tex3]
tem que ser paralelo à [tex3]\vec{AN}[/tex3]
, temos que
[tex3]\vec{AN} = \gamma .\vec{n}[/tex3]
→
( 1 - y - z , y - 1 , z - 3 ) = [tex3]\gamma [/tex3]
.( 1 , 1 , 1 ).
Logo,
[tex3]\begin{cases}
1-y-z= \gamma \\
y - 1 = \gamma \\
z - 3 = \gamma
\end{cases}[/tex3]
Do sistema acima , tiramos que
y = [tex3]\gamma +1[/tex3]
e z = [tex3]\gamma + 3[/tex3]
substituindo esses valores na primeira equação, obtemos
[tex3]\gamma [/tex3]
= - 1
Então, encontramos que
x = 2 ; y = 0 e z = 2.
Portanto , N = ( 2 , 0 , 2 ).
Excelente estudo!