Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Interpretação de Textos(UEPA 2012) Simbolismo

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Vivianne
Pleno
Mensagens: 96
Registrado em: 10 Nov 2020, 14:05
Última visita: 10-11-21
Localização: PB
Jun 2021 30 11:42

(UEPA 2012) Simbolismo

Mensagem não lida por Vivianne »

(UEPA 2012) Respirando os ares da modernidade literária, a estética simbolista revela-se uma reação artística a referencialidade que violentamente restringe a palavra poética ao mundo das coisas e conceitos. No intuito de libertar a linguagem poética, o Simbolismo explora diversos recursos sensoriais a fim de sugerir mistérios. Simbolista, Alphonsus de Guimaraens escreve muitos textos que apelam para o símbolo visual, a imagem, carregado de insinuações de misticismo e morte.

Marque a alternativa cujos versos se relacionam ao comentário acima.

a) Queimando a carne como brasas,
Venham as tentações daninhas,
Que eu lhes parei, bem sob as asas,
A alma cheia de ladainhas.

b) Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

c) Encontrei-te. Era o mês... Que importa o mês? agosto,
Setembro, outubro, maio, abril, janeiro ou março,
Brilhasse o luar, que importa? ou fosse o sol já posto,
No teu olhar todo o meu sonho andava esparso.

d) Lua eterna que não tiveste fases,
Cintilas branca, imaculada brilhas,
E poeiras de astros nas sandálias trazes...

e) Venham as aves agoireiras,
De risada que esfria os ossos...
Minh'alma, cheia de caveiras,
Está branca de padre-nossos.
Resposta

e) Venham as aves agoireiras,
De risada que esfria os ossos...
Minh'alma, cheia de caveiras,
Está branca de padre-nossos.
Qual(is) desses recursos falta(m) na alternativa a)? Vejo a libertação poética pelo eu lírico ter parado as tentações daninhas sob as asas, há sensação (queimando a carne), recursos visuais concomitantes à imagem (carne como brasa e asas) e misticismo atrelado à morte (tentações daninhas e alma); mas não entendo o porquê dela estar incorreta.

Avatar do usuário

Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: 23 Set 2019, 13:54
Última visita: 29-01-24
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 1 vez
Jul 2021 02 21:04

Re: (UEPA 2012) Simbolismo

Mensagem não lida por Menitham »

Simbolismo explora diversos recursos sensoriais a fim de sugerir mistérios, mas nunca se remete a ser idealista e nem ser trancendental em suas poesias, pois todo tipo de ideologia tenta explicar algo que deveria ser misterioso, inclusive nossas relacoes sociais (vide comunismo,transcendentalismo religiosos)- embora a propria fé seja usada como um meio para perceber a existencia como defendia Kierkegaard. Para alguns adeptos mais radicais desse periodo de renovação estética para a pós-modernidade, qualquer tipo de idealismo suja a poesia,inclusive a moralidade, pois tenta desviar o foco da experiencia existencial, do eu misterioso e existencial no mundo. Pois tranca a mente do poeta em uma formula pronta, nao deixando ele perceber a propria existencia. Ele vive pelas teorias que outros criaram. uma critica aos tipos de literaturas cientificas, realismo, naturalismo, e cientificismos da época, e tambem aos modelos prontos de poesia.
No item (A) ele (eu-lirico) fala sobre alma, o que ja garante um tom idealista.
No item B ele fala da alma e usando uma virgula explica o que era alma dele, um amontoado de ossos. Desse modo nao fugindo para idealidades

Editado pela última vez por Menitham em 02 Jul 2021, 21:15, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Vivianne
Pleno
Mensagens: 96
Registrado em: 10 Nov 2020, 14:05
Última visita: 10-11-21
Localização: PB
Jul 2021 08 11:42

Re: (UEPA 2012) Simbolismo

Mensagem não lida por Vivianne »

Menitham escreveu: 02 Jul 2021, 21:04 Simbolismo explora diversos recursos sensoriais a fim de sugerir mistérios, mas nunca se remete a ser idealista e nem ser trancendental em suas poesias, pois todo tipo de ideologia tenta explicar algo que deveria ser misterioso, inclusive nossas relacoes sociais (vide comunismo,transcendentalismo religiosos)- embora a propria fé seja usada como um meio para perceber a existencia como defendia Kierkegaard. Para alguns adeptos mais radicais desse periodo de renovação estética para a pós-modernidade, qualquer tipo de idealismo suja a poesia,inclusive a moralidade, pois tenta desviar o foco da experiencia existencial, do eu misterioso e existencial no mundo. Pois tranca a mente do poeta em uma formula pronta, nao deixando ele perceber a propria existencia. Ele vive pelas teorias que outros criaram. uma critica aos tipos de literaturas cientificas, realismo, naturalismo, e cientificismos da época, e tambem aos modelos prontos de poesia.
No item (A) ele (eu-lirico) fala sobre alma, o que ja garante um tom idealista.
No item B ele fala da alma e usando uma virgula explica o que era alma dele, um amontoado de ossos. Desse modo nao fugindo para idealidades
Menitham, mas o Simbolismo não teria como uma das principais características o transcendental, pelo místico? Eu entendi a parte de nunca se remeter a ser idealista, mas não consegui conectá-la com ideologia e com a proximidade ao transcendental que você usou pra tirar a alternativa a). Poderia explicar esses meus pontos confusos, por favor?
Avatar do usuário

Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: 23 Set 2019, 13:54
Última visita: 29-01-24
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 1 vez
Set 2021 04 20:40

Re: (UEPA 2012) Simbolismo

Mensagem não lida por Menitham »

embora o item A tenha descriçoes visuais. Não possui uma descrição existencial do que ele sentiu como no Item E

a) Queimando a carne como brasas,
Venham as tentações daninhas,
Que eu lhes parei, bem sob as asas,
A alma cheia de ladainhas.

Aqui não tem eles descrevendo a experiencia existencial dele

e) Venham as aves agoireiras,
De risada que esfria os ossos...
Minh'alma, cheia de caveiras,
Está branca de padre-nossos.

Aqui ele define a alma dele, e o que ele sentiu quando escutou o som das aves.

Editado pela última vez por Menitham em 04 Set 2021, 20:43, em um total de 1 vez.
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Interpretação de Textos”